Militarização da educação e da escola no âmbito da hipermilitarização do Estado brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v17i37.1738

Palavras-chave:

Brasil., Hipermilitarização., Militarização da educação., Militarização das escolas., Escolas cívico-militares.

Resumo

Este artigo problematiza, a partir da análise bibliográfica, documental e dos referenciais teóricos, os processos constitutivos de uma lógica militarizada na sociedade brasileira, principalmente em espaços e processos educativos. A hipermilitarização do Estado brasileiro se traduz na ampliação da participação de militares na política, do Congresso Nacional às demais casas legislativas, sobretudo nas legislaturas de 2014-2018 e 2019-2023, em cargos executivos de primeiro, segundo e demais escalões, especialmente no governo de Bolsonaro. Na educação, a hipermilitarização se concretiza na entrega das escolas públicas para a gestão de militares, com um boom expansionista a partir de 2019 e a criação, no âmbito do Ministério da Educação, da política das escolas cívico-militares. Tais processos ameaçam a democracia, assim como a garantia do direito à educação.

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Biografia do Autor

Miriam Fábia Alves , Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação. Professora Associada na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação
em Educação da Universidade Federal do Goiás. Professora Visitante na Unirio e coordenadora do Grupo
de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais e Juventude.

Catarina de Almeida Santos, Universidade de Brasília

Doutora em Educação. Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

Marcelo Bordin, Università Del Salento

Doutor em Sociologia. Professor Visitante (Pós-Doutorado) no Centro Di Ricerca EuroAmericano Sulle
Politiche Costituzionali da Università Del Salento.

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Publicado

2023-05-04

Como Citar

Fábia Alves , M., Santos, C. de A., & Bordin, M. (2023). Militarização da educação e da escola no âmbito da hipermilitarização do Estado brasileiro. Retratos Da Escola, 17(37), 41–60. https://doi.org/10.22420/rde.v17i37.1738

Edição

Seção

Militarização das escolas públicas no Brasil