Ser docente de Educação Física na Educação Infantil
desafios para a prática pedagógica e alternativas para a valorização docente a partir da Rede Municipal de Cariacica, Espírito Santo
DOI:
https://doi.org/10.22420/rde.v17i39.1713Palavras-chave:
Educação física, Educação Infantil., Valorização Docente.Resumo
Este texto trata de uma pesquisa que se valeu da análise de conteúdo e da técnica da nuvem de palavras para compreender os principais desafios de professores/as de Educação Física na Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Cariacica em 2019 e sugerir melhorias na formação docente e suas condições materiais e estruturais. O estudo identificou que a maior parte desses/as professores/as tiveram seu primeiro contato com a Educação Física na Educação Infantil enquanto docentes em atuação e apresentaram dificuldades pela falta de espaços adequados e materiais pedagógicos insuficientes – o que pode trazer impactos negativos para a prática pedagógica da Educação Física. Foi verificada a necessidade de adequar os Centros Municipais de Educação Infantil – CMEIs para potencializar a prática desses/as professores/as, que mesmo diante das adversidades têm criado e subvertido as ausências estruturais e de formação; e realizar uma intervenção na formação inicial e continuada dos/das docentes de Educação Física para aturarem na Educação Infantil.
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