Ser docente de Educação Física na Educação Infantil

desafios para a prática pedagógica e alternativas para a valorização docente a partir da Rede Municipal de Cariacica, Espírito Santo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v17i39.1713

Palavras-chave:

Educação física, Educação Infantil., Valorização Docente.

Resumo

Este texto trata de uma pesquisa que se valeu da análise de conteúdo e da técnica da nuvem de palavras para compreender os principais desafios de professores/as de Educação Física na Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Cariacica em 2019 e sugerir melhorias na formação docente e suas condições materiais e estruturais. O estudo identificou que a maior parte desses/as professores/as tiveram seu primeiro contato com a Educação Física na Educação Infantil enquanto docentes em atuação e apresentaram dificuldades pela falta de espaços adequados e materiais pedagógicos insuficientes – o que pode trazer impactos negativos para a prática pedagógica da Educação Física. Foi verificada a necessidade de adequar os Centros Municipais de Educação Infantil – CMEIs para potencializar a prática desses/as professores/as, que mesmo diante das adversidades têm criado e subvertido as ausências estruturais e de formação; e realizar uma intervenção na formação inicial e continuada dos/das docentes de Educação Física para aturarem na Educação Infantil.

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Biografia do Autor

Walk Loureiro, Prefeitura Municipal de Vitória

Doutor em Ciências. Professor da Rede Municipal de Vitória.

Lucas Borges Soeiro, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor de Educação Física na Prefeitura Municipal de Serra. Bolsista Fapes.

Galdino Rodrigues de Sousa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Educação Física. Professor do Departamento de Ginástica da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Paulo Pires de Queiroz, Universidade Federal Fluminense

Professor da Faculdade de Educação e dos Programas de Pós-Graduação em Diversidade e Inclusão e em Ciências, Tecnologias e Inclusão da Universidade Federal Fluminense. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde da Fundação Oswaldo Cruz. Coordenador do Núcleo de Estudos em Saúde, Educação e Diversidade.

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Publicado

2023-12-27

Como Citar

Loureiro, W., Borges Soeiro, L., Rodrigues de Sousa, G., & Pires de Queiroz, P. (2023). Ser docente de Educação Física na Educação Infantil: desafios para a prática pedagógica e alternativas para a valorização docente a partir da Rede Municipal de Cariacica, Espírito Santo. Retratos Da Escola, 17(39). https://doi.org/10.22420/rde.v17i39.1713