Avaliação das políticas em educação - A coordenação sistêmica pela União

Autores

  • Marisa Ribeiro Teixeira Duarte cnte
  • Maria Rosemary Soares dos Santos cnte

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v6i10.171

Palavras-chave:

Políticas públicas em educação. Política de avaliação educacional. Regulação de sistemas educacionais. Educação superior. Educação básica

Resumo

Este artigo discute a importância dos sistemas de avaliação educacional na regulação das ações entre os atores governamentais e não governamentais que neles participam. O termo "regulação" é apreendido como modo de articulação e coordenação de ações – de governação – e não, apenas, como dispositivo de controle. Na atualidade, a divulgação de resultados do rendimento escolar de estudantes é um dispositivo central no modo de regulação por desempenho. O estudo registra a centralidade das políticas de avaliação para a regulação sistêmica, sob o discurso de promoção da qualidade.

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Publicado

2012-11-06

Como Citar

Teixeira Duarte, M. R., & Soares dos Santos, M. R. (2012). Avaliação das políticas em educação - A coordenação sistêmica pela União. Retratos Da Escola, 6(10), 79–93. https://doi.org/10.22420/rde.v6i10.171