O federalismo e o Sistema Nacional de Educação - Uma oportunidade fecunda

Autores

  • Carlos Augusto Abicalil cnte

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v6i10.168

Resumo

O artigo retoma uma visão do federalismo cooperativo brasileiro, especialmente na garantia do direito à educação, reflete as recentes alterações nas emendas constitucionais nº 53, de 2006, e nº 59, de 2009, bem como levanta iniciativas relevantes em tramitação legislativa sobre o novo Plano Nacional de Educação e seus reflexos nas formas de colaboração específicas, envolvendo a atualização das ferramentas organizadoras, além de considerar as tendências em tensão na composição das políticas, refletidas em atos oficiais e em debate público sobre abrangências e efeitos vinculantes altamente impactantes, e a conformação de novas instâncias e colegiados de formulação, controle e pactuação setorial. Apresenta a relação de proposições concorrentes à conformação do Sistema Nacional de Educação, para subsidiar um debate público pela superação das desigualdades, respondendo aos objetivos da República e aos fins da educação e atualizando os horizontes nos 80 anos do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova.

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Publicado

2012-11-06

Como Citar

Abicalil, C. A. (2012). O federalismo e o Sistema Nacional de Educação - Uma oportunidade fecunda. Retratos Da Escola, 6(10), 21–38. https://doi.org/10.22420/rde.v6i10.168