Das cirandas aos quartéis

expansão da militarização das escolas públicas no Tocantins

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v17i37.1678

Palavras-chave:

Militarização das escolas públicas, Tocantins., Gestão Democrática

Resumo

Este trabalho é resultado de uma pesquisa em desenvolvimento à luz do Ciclo das Políticas Públicas, com a finalidade de conhecer o processo da militarização das escolas públicas no Tocantins. A militarização das escolas públicas tem se expandido de maneira interligada ao avanço das ideias neoconservadoras da extrema-direita. No Tocantins, os índices de violência são incompatíveis com o
argumento da militarização das escolas como estratégia para conter o aumento da criminalidade, mas verifica-se a expansão desse modelo nas redes de ensino estadual e municipal de Palmas. Foi identificado como o processo de expansão da militarização dessas escolas fere os preceitos de gestão democrática e levantado possíveis impactos nos resultados educacionais, como a queda no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de algumas das escolas militarizadas.

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Biografia do Autor

Jefferson Soares de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Graduando em Licenciatura em Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins. Membro da Rede Nacional de Pesquisa sobre militarização da educação. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Educação Profissional e Formação de professores.

Denise Lima de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Doutora em Educação. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins.
Membro da Rede Nacional de Pesquisa sobre militarização da educação. Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Educação Profissional e Formação de professores – GEPROF.

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Publicado

2023-05-04

Como Citar

Soares de Sousa, J., & Lima de Oliveira, D. (2023). Das cirandas aos quartéis: expansão da militarização das escolas públicas no Tocantins. Retratos Da Escola, 17(37), 61–82. https://doi.org/10.22420/rde.v17i37.1678

Edição

Seção

Militarização das escolas públicas no Brasil