Novo Ensino Médio na prática
a implementação da reforma na maior rede de ensino básico do país
DOI:
https://doi.org/10.22420/rde.v16i35.1569Palavras-chave:
Reforma do Ensino Médio, Rede Estadual Paulista, Diretoras de EscolaResumo
A reforma do enisno médio tomou corpo com a Medida Provisória n. 746, de 22 de setembro de 2016, posteriormente convertida pelo Congresso Nacional na Lei n.13.415, sancionada por Michel Temer em 16 de fevereiro de 2017. O estado de São Paulo foi o primeiro a aprovar um novo currículo para o ensino médio em julho de 2020. Durante a pandemia, em 2021, com as escolas ainda fechadas, iniciou-se a implementação do Novo Ensino Médio (o nome-fantasia da Reforma) para os estudantes que cursavam o 1º ano desta etapa da educação básica. Num processo um tanto conturbado, com base em consultas que, pelo caráter aligeirado e desprovido de discussões, não se consubstanciaram em participação efetiva das comunidades escolares, o Novo Ensino Médio na rede estadual paulista tem apresentado problemas que vão muito além daquilo que poderia ser considerado característico de mudanças educacionais de grande porte. Para conhecer alguns desses problemas na perspectiva de professionais que estão acompanhando a implantação do Novo Ensino Médio nas escolas da rede estadual de ensino de São Paulo, convidamos três diretoras escolares para falar sobre essa experiência: Hélida Lança, Márcia Regina da Silva e Janaina Paulieli Lavado.
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Referências
GOULART, Débora Cristina et al., Inova Educação: leitura crítica sobre a proposta educacional dirigida
à juventude paulista. São Paulo: Ação Educativa/GEPUD/Unifesp, 2021. Disponível em:
acaoeducativa.org.br/wp-content/uploads/2021/10/RELAT%C3%93RIO-INOVA-REV-7-1.pdf>. Acesso
em: 15 maio 2022.