Escola e democracia

militarização das escolas públicas e a desdemocratização na sociedade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v17i37.1531

Palavras-chave:

Escola e democracia, Militarização das escolas públicas., Desdemocratização.

Resumo

O presente estudo é uma análise crítica do processo contemporâneo antidemocrático e de autoritarismo em escolas públicas brasileiras, transformando-as de civis em militarizadas e seus desdobramentos na democracia, constituindo um processo de desdemocratização, conceito de Charles Tilly (2013). Empreendem-se problematizações a partir de três categorias analíticas: o militarismo e a
militarização na educação pública; a inter-relação entre escola e democracia; a desdemocratização. Trata-se de um estudo bibliográfico, com análise crítico-interpretativa desse modelo de militarização de escolas, a partir de produções sobre o tema no campo educacional (Santos, 2020; Mascarenhas, 2020; Goulart, 2022) e sobre a inter-relação entre escola pública e democracia (Saviani, 2008; Teixeira, 1977). A análise crítico-interpretativa desvela elementos que induzem à desdemocratização do ensino público,
esvaziando os sentidos de uma educação plural, emancipatória, democrática e comprometida com o desenvolvimento de uma consciência política e crítica.

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Biografia do Autor

Aline Nunes Mascarenhas, Universidade do Estado da Bahia

Doutorado em Educação e Pós-Doutorado em andamento pela Universidade Federal de Goiás sob a supervisão da Professora Miriam Fábia Alves. Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia e professora do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da Universidade Federal de Pernambuco.

Janaina Moreira de Oliveira Goulart, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Educação e professora da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro.

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Publicado

2023-05-04

Como Citar

Nunes Mascarenhas, A., & Moreira de Oliveira Goulart, J. (2023). Escola e democracia: militarização das escolas públicas e a desdemocratização na sociedade. Retratos Da Escola, 17(37), 25–39. https://doi.org/10.22420/rde.v17i37.1531

Edição

Seção

Militarização das escolas públicas no Brasil