Escola e democracia
militarização das escolas públicas e a desdemocratização na sociedade
DOI:
https://doi.org/10.22420/rde.v17i37.1531Palavras-chave:
Escola e democracia, Militarização das escolas públicas., Desdemocratização.Resumo
O presente estudo é uma análise crítica do processo contemporâneo antidemocrático e de autoritarismo em escolas públicas brasileiras, transformando-as de civis em militarizadas e seus desdobramentos na democracia, constituindo um processo de desdemocratização, conceito de Charles Tilly (2013). Empreendem-se problematizações a partir de três categorias analíticas: o militarismo e a
militarização na educação pública; a inter-relação entre escola e democracia; a desdemocratização. Trata-se de um estudo bibliográfico, com análise crítico-interpretativa desse modelo de militarização de escolas, a partir de produções sobre o tema no campo educacional (Santos, 2020; Mascarenhas, 2020; Goulart, 2022) e sobre a inter-relação entre escola pública e democracia (Saviani, 2008; Teixeira, 1977). A análise crítico-interpretativa desvela elementos que induzem à desdemocratização do ensino público,
esvaziando os sentidos de uma educação plural, emancipatória, democrática e comprometida com o desenvolvimento de uma consciência política e crítica.
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