Itinerários formativos e ‘liberdade de escolha’

Novo Ensino Médio em São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v16i35.1516

Palavras-chave:

Ensino Médio, Desigualdades Educacionais, Educação Integral, Projeto de Vida

Resumo

Este trabalho analisa a promessa de ‘liberdade de escolha’ feita a estudantes brasileiros/as com a Lei n. 13.415/2017, articulando três elementos: i) delineamento da ‘livre escolha’ no Conselho Nacional de Secretários de Educação – Consed e na Frente Currículo e Novo Ensino Médio; ii) o estado de São Paulo na vanguarda nacional da implementação do Novo Ensino Médio – NEM; iii) relação entre escolha individual, oferta de itinerários formativos e indicadores socioeconômicos na rede estadual paulista. A análise comparada da ‘escolha’ de itinerários pelos/as estudantes – feita em 2021, online – e da efetiva oferta dos itinerários pelas escolas em 2022 confirma duas previsões das pesquisas em educação: i) a ‘livre escolha’ no NEM depende das condições materiais das redes de ensino, mais que das aspirações individuais; ii) estudantes de nível socioeconômico mais elevado têm maior ‘liberdade de escolha’. Assim, o estado de São Paulo é primeiro a demonstrar que a flexibilização curricular prometida na reforma amplifica as desigualdades educacionais.

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Biografia do Autor

Fernando Cássio, Universidade Federal do ABC

Doutor em Química e professor do Centro de Ciências Naturais e Humanas da Universidade Federal do ABC.

Débora Cristina Goulart, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Ciências Sociais e professora do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo.

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Publicado

2022-09-15

Como Citar

Cássio, F., & Goulart, D. C. (2022). Itinerários formativos e ‘liberdade de escolha’: Novo Ensino Médio em São Paulo. Retratos Da Escola, 16(35), 509–534. https://doi.org/10.22420/rde.v16i35.1516

Edição

Seção

A implementação do Novo Ensino Médio nos estados: