Profissionalização e a reforma do ensino médio

dispositivos institucionais na política pública paulista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v16i35.1482

Palavras-chave:

Educação e trabalho, Educação Profissional e Tecnológica, Política Educacional, Reforma do ensino médio

Resumo

Os movimentos normativos do Estado brasileiro a partir de 2017 buscam consolidar políticas educacionais pela lógica neoliberal, que ganhou espaço nos anos 1990. O presente estudo põe em questão muitos pontos dessas políticas: formação integral versus educação para o trabalho, qualidade versus quantidade, público versus privado e centralização versus descentralização. Tem-se como enfoque da pesquisa a experiência no estado de São Paulo, que avança rapidamente na implantação do M-tec e do Novotec, programas que representam um redirecionamento da educação profissional, com parcerias interinstitucionais desde 2010. Foram analisados programas implantados pelo estado a partir de dispositivos institucionais do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS, em parceria com a Secretaria Estadual da Educação. Discute-se a necessidade de avaliar tais programas em tela quanto a sua efetividade para escolarização e profissionalização.

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Biografia do Autor

Sueli Soares dos Santos Batista, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano e professora do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

Daniel Capella Pereira, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Mestre em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional e Professor de ensino profissional nas Escolas Técnicas Estaduais Martin Luther King e Santa Ifigênia, com atuação nos cursos técnicos em Administração, Marketing e Recursos Humanos.

Claudia Barcelos de Moura Abreu , Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Educação e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo.

Monique Rufino da Silva Pessoa, Universidade Federal de São Paulo

 Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo.

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Publicado

2022-09-15

Como Citar

Batista, S. S. dos S., Pereira, D. C., de Moura Abreu , C. B., & Pessoa, M. R. da S. (2022). Profissionalização e a reforma do ensino médio: dispositivos institucionais na política pública paulista. Retratos Da Escola, 16(35), 483–503. https://doi.org/10.22420/rde.v16i35.1482

Edição

Seção

A implementação do Novo Ensino Médio nos estados: