Integração do currículo

contextualização e temas transversais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v16i36.1481

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Integração Curricular, Áreas do Conhecimento, Contextualização, Temas Transversais

Resumo

Neste artigo é discutida a construção das propostas de contextualização e abordagem de temas transversais na política curricular, a partir da análise de conteúdo de alguns documentos legais. A análise permitiu identificar as concepções de integração curricular difundidas pelos documentos e indicar que, apesar das recentes reformas curriculares dificultarem o desenvolvimento de aprendizagens significativas no âmbito da educação básica, a integração curricular pode contribuir para o desenvolvimento de propostas pedagógicas que melhor atendam as demandas sociais que emergem das diferentes realidades.

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Biografia do Autor

Danielle Pykocz, Universidade da Região de Joinville

Mestra em Educação, professora e assessora pedagógica no Colégio da Universidade da Região de Joinville. Integrante do Grupo de Estudos em Práticas Pedagógicas da Educação Física.

Larissa Cerignoni Benites, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Ciência da Motricidade. Professora no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Santa Catarina

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Publicado

2022-12-22

Como Citar

Pykocz, D., & Cerignoni Benites, L. (2022). Integração do currículo: contextualização e temas transversais. Retratos Da Escola, 16(36), 1073–1089. https://doi.org/10.22420/rde.v16i36.1481