Novo Ensino Médio em Pernambuco

construção do currículo a partir dos itinerários formativos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v16i35.1478

Palavras-chave:

Currículo., Ensino Médio. , Reforma Curricular., Pernambuco.

Resumo

 O texto examina a implementação do Novo Ensino Médio na rede estadual de Pernambuco. Tendo por base a pesquisa qualitativa, investigou-se o currículo oficial da Secretaria de Educação e como a proposta foi recepcionada e implementada nas escolas por técnicos/as, gestores/as e docentes das diferentes mesorregiões do estado. Os dados mostraram sentimentos de insegurança, incerteza e expectativas quanto à efetivação da reforma, associados à escolha de trilhas e itinerários formativos, considerando inúmeras complicações apresentadas nos distintos contextos do chão da escola, apontando para futuras disparidades na formação dessa etapa e na não garantia de equidade aos/às estudantes.

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Biografia do Autor

Maria da Conceição Silva Lima, Universidade Federal de Pernambuco

Professora do Departamento de Políticas e Gestão da Educação da Universidade Federal de Pernambuco.
Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinar em Formação Humana, Representações e Identidades.

Danyella Jakelyne Lucas Gomes, Universidade Federal de Pernambuco

 Doutoranda em Políticas Públicas Educacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco e analista em Gestão Educacional da Secretaria de Educação de Pernambuco.

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Publicado

2022-09-15

Como Citar

Lima, M. da C. S., & Lucas Gomes, D. J. (2022). Novo Ensino Médio em Pernambuco: construção do currículo a partir dos itinerários formativos. Retratos Da Escola, 16(35), 315–336. https://doi.org/10.22420/rde.v16i35.1478

Edição

Seção

A implementação do Novo Ensino Médio nos estados: