Implantação do Novo Ensino Médio no Amapá

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v16i35.1472

Palavras-chave:

Reforma do Ensino Médio, Ensino Médio no Amapá, Políticas Educacionais, Escolas do Novo Saber

Resumo

O artigo analisa os primeiros movimentos da implantação da reforma do ensino médio no Amapá. A análise envolveu o período compreendido entre a emissão da Medida Provisória n. 746/2016 e sua efetivação, no início de 2022. É um estudo bibliográfico e empírico, com análise documental e a entrevista de uma gestora da Secretaria Estadual de Educação, abrangendo as políticas educacionais, notadamente de ensino médio, e as implicações da reforma para os/as jovens. Os resultados preliminares revelam a implantação iniciada com uma parceria público-privada, para inserção do modelo das Escolas da Escolha. Chamado no Amapá de Escolas do Novo Saber, o modelo foi introduzido em escolas-piloto no estado a partir de 2017, trazendo as bases para o Novo Ensino Médio em implantação no país.

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Biografia do Autor

Crislaine Cassiano Drago, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Dante Moura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

 Doutor em Educação e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

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Publicado

2022-09-15

Como Citar

Cassiano Drago, C., & Moura, D. H. (2022). Implantação do Novo Ensino Médio no Amapá. Retratos Da Escola, 16(35), 357–376. https://doi.org/10.22420/rde.v16i35.1472

Edição

Seção

A implementação do Novo Ensino Médio nos estados: