Educação Ambiental no Novo Ensino Médio

o que há de ‘novo’?

Autores

  • Dweison Nunes Souza Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Edvânia Torres Aguiar Gomes Universidade Federal de Pernambuco
  • Aura González Serna Universidad Pontificia Bolivariana, Colombia https://orcid.org/0000-0002-3285-863X

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v16i34.1466

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Políticas Educacionais, BNCC

Resumo

O artigo analisa como a educação ambiental está inserida (ou não) nas políticas educacionais voltadas para o ‘Novo’ Ensino Médio, diante do contexto reformista em que se encontra a etapa final da educação básica no Brasil e da necessidade mais que urgente de se promover uma educação que possibilite o enfrentamento do colapso socioambiental contemporâneo. Utilizando fontes bibliográficas, documentais e estatísticas se examinou o processo histórico das leis e políticas de educação ambiental no Brasil e no mundo, assim como as maneiras pelas quais se pretende trabalhar a educação ambiental no ensino médio brasileiro, a partir da nova Base Nacional Comum Curricular — BNCC. Os resultados demonstram que o horizonte do ensino de educação ambiental no Brasil, além de desarticulado, se encontra em processo teleológico de apagamento das políticas educacionais.

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Biografia do Autor

Dweison Nunes Souza Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Pernambuco e professor da rede estadual de Pernambuco. Integrante do Grupo de Pesquisa Sociedade e Natureza – Nexus e do projeto Hoja de Ruta con enfoque territorial — “RECMINERA” — Reconversión Ecológica y Cultural Minera, Colombia.

Edvânia Torres Aguiar Gomes, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Geografia e professora dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente e Geografia da Universidade Federal de Pernambuco. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Sociedade e Natureza – Nexus.

Aura González Serna, Universidad Pontificia Bolivariana, Colombia

Doutora em Serviço Social e professora do Programa de Trabajo Social, Grupo de Pesquisa Territorio, Línea Sociedad, Naturaleza & Territorio da Universidad Pontificia Bolivariana-UPB, Medellin-Colombia.

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Publicado

2022-06-04

Como Citar

Silva, D. N. S., Gomes, E. T. A. ., & Serna, . A. G. . (2022). Educação Ambiental no Novo Ensino Médio: o que há de ‘novo’?. Retratos Da Escola, 16(34), 127–147. https://doi.org/10.22420/rde.v16i34.1466

Edição

Seção

O que esperar do novo ensino médio?