Educação de Jovens e Adultos: políticas, pesquisa e práticas educativas

Autores

  • Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin
  • Marinaide Freitas
  • Sita Mara Lopes Sant'Anna

Resumo

Em tempos presentes, sobretudo em razão da conjuntura política, econômica, social e cultural brasileira, aponta-se como premente a necessidade de resistências políticas e pela vida. Nesse sentido, como forma de resistir a esta panaceia, apresenta-se o dossiê Educação de Jovens e Adultos: políticas, pesquisas e práticas educativas. Contando com 13 artigos, este artigo explora diferentes debates e problemáticas do campo da Educação de Jovens e Adultos – EJA, trazendo contribuições importantes e inovadoras para tal área. Os artigos estão organizados em três eixos de categorização que os articulam: o primeiro se refere às políticas públicas; o segundo ao âmbito das práticas educativas, materiais didáticos e da docência na EJA; e o terceiro pela reunião de pesquisas do tipo estado do conhecimento, ou, pesquisas sobre as pesquisa.

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Referências

BRANDÃO, Zaia. Universidade e educação. São Paulo: Papirus, 1992.

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação; uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Centauro, 2001.

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Publicado

2021-09-24

Como Citar

Laffin, M. H. L. F., Freitas, M., & Sant’Anna, S. M. L. (2021). Educação de Jovens e Adultos: políticas, pesquisa e práticas educativas. Retratos Da Escola, 15(32), 283–287. Recuperado de https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1356

Edição

Seção

Educação de Jovens e Adultos: políticas, pesquisa e práticas educativas