Educação integral em jornada ampliada

narrativas dos/as professores/as da rede pública de ensino

Autores

  • Diovane de César Resende Ribeiro Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Regina Maria Rovigatti Simões Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Wagner Wey Moreira Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v15i33.1349

Palavras-chave:

Educação Integral, Educação em Jornada Ampliada, Professores/as, Experiências Pedagógicas

Resumo

Este trabalho é recorte de uma investigação, em nível de mestrado, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, desenvolvida em 2019. Participaram 17 profissionais da Rede Municipal de Ensino de Uberaba- MG, que atuavam com as turmas da educação em tempo integral I do Programa de Educação em Tempo Integral. Tivemos como objetivo geral analisar as percepções que os/as professores/as regentes das turmas e professores/as responsáveis pelas oficinas dos anos iniciais na escola de tempo integral possuem quanto à educação integral. Como objetivos específicos buscamos compreender o significado de educação integral para os/as docentes e identificar quais os pontos de convergência e divergência quanto à prática pedagógica proposta para/pela educação integral. Utilizamos a entrevista narrativa para construção do material empírico, a partir do relato das experiências pedagógicas dos/as docentes. Para análise, utilizou-se a técnica de elaboração e análise de unidades de significado. Como resultados encontramos professores/as em processo de transição de pensamento e prática, modificando suas identidades profissionais para se adequarem ao que as legislações, literatura e políticas públicas apontam para a educação integral como concepção macro das políticas, programas e projetos educacionais.

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Biografia do Autor

Diovane de César Resende Ribeiro, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

 Doutorando em Educação pela mesma instituição. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento – NUCORPO. Professor efetivo do ensino fundamental (anos iniciais) e da educação infantil na Prefeitura Municipal de Uberaba- MG.

Regina Maria Rovigatti Simões, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutora em Educação. Professora do Magistério Superior na Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento – NUCORPO.

Wagner Wey Moreira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

 Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas . Professor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento – NUCORPO. Bolsista Produtividade em Educação – CNPq.

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Publicado

2022-02-10

Como Citar

Resende Ribeiro, D. de C., Simões, R. M. R., & Moreira, W. W. (2022). Educação integral em jornada ampliada: narrativas dos/as professores/as da rede pública de ensino. Retratos Da Escola, 15(33), 813–830. https://doi.org/10.22420/rde.v15i33.1349