Formação continuada na educação infantil
a escola é o lócus
DOI:
https://doi.org/10.22420/rde.v16i36.1346Palavras-chave:
Formação Continuada, Formação Centrada na Escola, Professor/a da Educação InfantilResumo
O presente estudo, de cunho bibliográfico, reflete sobre ações de formação continuada para professores/as que têm como lócus o ‘chão’ da escola: a Formação Continuada Centrada na Escola, experiência da Rede Municipal de Educação de Rondonópolis/MT. Destaca a especificidade do/a docente e seu trabalho na educação infantil, colocando em pauta os diferentes elementos necessários para o desenvolvimento das práticas pedagógicas; a Formação Continuada Centrada na Escola e sua importância na construção da identidade e no desenvolvimento profissional docente; e os novos desafios em tempos de ensino híbrido/remoto. Os aportes teóricos permitem compreender a escola como espaço de formação pedagógica continuada do/a professor/a, não se dando de forma individual, mas na articulação com os/as demais profissionais da escola, em busca constante da transformação de práticas pedagógicas, da construção de identidade, do desenvolvimento profissional e da cidadania.
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