Formação continuada na educação infantil

a escola é o lócus

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v16i36.1346

Palavras-chave:

Formação Continuada, Formação Centrada na Escola, Professor/a da Educação Infantil

Resumo

O presente estudo, de cunho bibliográfico, reflete sobre ações de formação continuada para professores/as que têm como lócus o ‘chão’ da escola: a Formação Continuada Centrada na Escola, experiência da Rede Municipal de Educação de Rondonópolis/MT. Destaca a especificidade do/a docente e seu trabalho na educação infantil, colocando em pauta os diferentes elementos necessários para o desenvolvimento das práticas pedagógicas; a Formação Continuada Centrada na Escola e sua importância na construção da identidade e no desenvolvimento profissional docente; e os novos desafios em tempos de ensino híbrido/remoto. Os aportes teóricos permitem compreender a escola como espaço de formação pedagógica continuada do/a professor/a, não se dando de forma individual, mas na articulação com os/as demais profissionais da escola, em busca constante da transformação de práticas pedagógicas, da construção de identidade, do desenvolvimento profissional e da cidadania.

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Biografia do Autor

Marta Cristina Barbosa, Rede Municipal de Ensino de Rondonópolis.

Mestra em Educação e professora na Rede Municipal de Ensino de Rondonópolis.

Luci dos Santos Bernardi, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Doutora em Educação Científica e Tecnológica e professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

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Publicado

2022-12-22

Como Citar

Barbosa, M. C., & dos Santos Bernardi, L. (2022). Formação continuada na educação infantil: a escola é o lócus. Retratos Da Escola, 16(36), 1031–1050. https://doi.org/10.22420/rde.v16i36.1346