Artefatos político-pedagógicos de combate à desigualdade de gênero e sexualidade nos processos educativos
DOI:
https://doi.org/10.22420/rde.v15i32.1301Palavras-chave:
Artefatos Didático Pedagógicos. Documentos Legais e de Orientações. Desigualdades. Gênero. Sexualidade.Resumo
O presente artigo objetiva situar uma análise sobre um conjunto de artefatos político-pedagógicos, de orientações e de legislações produzidos no contexto de lutas dos movimentos sociais, dos espaços educativos e de suas efetivações nas esferas governamentais que contribuem para o combate à desigualdade de gênero e de sexualidade, bem como para o respeito à diversidade. Incialmente, apresenta-se a discussão com a problematização das desigualdades em relação às pessoas lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros – LGBTs, na sequência, o debate sobre direitos humanos e o reconhecimento por parte da sociedade brasileira sobre as questões da diversidade de gênero e de sexualidade em diferentes documentos legais e de orientações sociais e educativas, finalizando a reflexão sobre alguns materiais teóricos voltados às questões dessa diversidade de gênero e de sexualidade com o objetivo de fomentar a formação docente e as práticas educativas. Conclui-se que tais artefatos constituem importantes apoios no reconhecimento às questões da diversidade de gênero e de sexualidade, de construção de práticas democráticas e de respeito no âmbito dos processos educativos.
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