Artefatos político-pedagógicos de combate à desigualdade de gênero e sexualidade nos processos educativos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v15i32.1301

Palavras-chave:

Artefatos Didático Pedagógicos. Documentos Legais e de Orientações. Desigualdades. Gênero. Sexualidade.

Resumo

O presente artigo objetiva situar uma análise sobre um conjunto de artefatos político-pedagógicos, de orientações e de legislações produzidos no contexto de lutas dos movimentos sociais, dos espaços educativos e de suas efetivações nas esferas governamentais que contribuem para o combate à desigualdade de gênero e de sexualidade, bem como para o respeito à diversidade. Incialmente, apresenta-se a discussão com a problematização das desigualdades em relação às pessoas lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros – LGBTs, na sequência, o debate sobre direitos humanos e o reconhecimento por parte da sociedade brasileira sobre as questões da diversidade de gênero e de sexualidade em diferentes documentos legais e de orientações sociais e educativas, finalizando a reflexão sobre alguns materiais teóricos voltados às questões dessa diversidade de gênero e de sexualidade com o objetivo de fomentar a formação docente e as práticas educativas. Conclui-se que tais artefatos constituem importantes apoios no reconhecimento às questões da diversidade de gênero e de sexualidade, de construção de práticas democráticas e de respeito no âmbito dos processos educativos.

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Biografia do Autor

Samira de Moraes Maia Vigano, IFSC

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Pedagogia - UDESC e Mestra em Educação na Linha de Pesquisa Ensino e Formação de Educadores - PPGE/EFE/UFSC. Especialista em: Gestão Educacional, Educação Especial e em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade. Professora do Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC/CerfEad e professora formadora da Universidade Aberta do Brasil - UAB no Curso de Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica - EPT/IFSC. Foi coordenadora pedagógica no Programa Nacional de Inclusão de Jovens - ProJovem Urbano - PJU/SC/MEC, professora/tutora presencial no curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola - GDE, vinculado ao Instituto de Estudos de Gênero - IEG/UFSC. Pesquisadora atuante no grupo de pesquisa denominado "Estudo e Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos" - EPEJA/UFSC. Possui experiência na Educação Básica na Modalidade EJA e na Educação Superior, com ênfase em formação de professoras, gênero, sexualidade, Direitos Humanos, sujeitos da diversidade, educação inclusiva e Educação de Jovens e Adultos.

Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin, Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Pedagogia, Habilitação em Orientação Educacional e Magistério pela Associação Catarinense de Ensino (1985), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e Pós-doutorada pela Universidade do Estado da Bahia. Professora Associado III da Universidade Federal de Santa Catarina atuando no Departamento de Metodologia de Ensino e no Programa de Pós-Graduação em Educação/CED/UFSC Atuou como subcoordenadora do PPGE da UFSC (2016-2018) e coordenadora do curso de Pedagogia (2002 a 2004), do curso de aperfeiçoamento em Educação de Jovens e Adultos e Diversidade (2006-2008) e vice-coordenadora do Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos e Educação na Diversidade. (2009-2011) Membro do Fórum de EJA de SC e da Organização dos Encontros Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (UFSC/UNEB) Pesquisadora da Rede Internacional Luso-Brasileira de Pesquisa Colaborativa em Educação de Jovens, Adultos e de Pessoas Idosas? BRASILUEJA, Brasil, Portugal, Espanha e México. Coeditora da Revista Internacional de EJA - RIEJA (UNEB) e compõe o comitê editorial das revistas Atos de Pesquisa, Revista Extensio/UFSC e Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos. Coordenadora e Pesquisadora Cnpq no Projeto Fundamentos e Autores Recorrentes do Campo da Educação de Jovens e Adultos no Brasil: a construção de um glossário eletrônico. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em EJA - EPEJA. Docente da área de didática, formação docente e Educação de Jovens e Adultos. Pesquisa a Educação de Jovens e Adultos e seus elementos constitutivos: sujeitos, escolarização, políticas públicas e formação de professores. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4562-308X. CV: http://lattes.cnpq.br/807612242247757

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Publicado

2021-09-24

Como Citar

Vigano, S. de M. M., & Laffin, M. H. L. F. (2021). Artefatos político-pedagógicos de combate à desigualdade de gênero e sexualidade nos processos educativos. Retratos Da Escola, 15(32), 409–428. https://doi.org/10.22420/rde.v15i32.1301

Edição

Seção

Educação de Jovens e Adultos: políticas, pesquisa e práticas educativas