Desenvolvimento Moral no Ambiente Escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v16i35.1298

Palavras-chave:

Autonomia Moral, Autoritarismo, Desenvolvimento Moral, Piaget

Resumo

Esta pesquisa apresenta uma revisão de literatura referente ao desenvolvimento moral de crianças e adolescentes no ambiente escolar. Foram exploradas as produções científicas brasileiras entre 2010 e 2020, com base nos conceitos de respeito unilateral e mútuo; relações de coação e cooperação; autonomia e heteronomia; e ambiente sociomoral cooperativo. A busca de referências nas bases SciELO e Periódicos CAPES utilizando os termos desenvolvimento moral, autoritarismo e ambiente escolar apontou 308 pesquisas e o número final de 16 referências empregadas na revisão crítica. A análise gerou: i) caracterização quantitativa da produção; ii) categorização qualitativa das referências; iii) identificação das áreas incipientes e potenciais de pesquisa, sugerindo que a presença do autoritarismo no ambiente escolar afeta significativamente o desenvolvimento moral dos/as alunos/as, bem como o comportamento de professores/as e gestores/as. Também foi observado o desejo de maior participação por parte dos/as alunos/as na construção de normas e regras, indicando uma demanda pela transição da heteronomia para a autonomia moral nos ambientes escolares.

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Biografia do Autor

Marina Lara Rodrigues, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Patrícia Unger Raphael Bataglia, Universidade Estadual Paulista

Doutora em Psicologia Social, professora do Departamento de Educação e Desenvolvimento Humano e do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp, campus de Marília.

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Publicado

2022-09-15

Como Citar

Rodrigues, M. L., & Bataglia, P. U. R. (2022). Desenvolvimento Moral no Ambiente Escolar. Retratos Da Escola, 16(35), 549–570. https://doi.org/10.22420/rde.v16i35.1298