A formação docente nos projetos de intervenção do Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v15i32.1285

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Mestrado Profissional. Projeto de Intervenção. Formação continuada.

Resumo

Este artigo reflete acerca da formação de professores/as a partir das dissertações produzidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos do Mestrado Profissional – MPEJA, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Metodologicamente, utilizou-se a pesquisa de cunho bibliográfico, do tipo estado do conhecimento, cujo levantamento foi realizado no banco de dissertações da UNEB. Os resultados apontam que o MPEJA representa uma possibilidade ímpar em formação continuada no campo da Educação de Jovens e Adultos – EJA, a partir da diversidade e abrangência dos seus projetos de intervenção, o que proporciona uma possibilidade de ressignificação da prática docente na modalidade, que atenda efetivamente as especificidades e singularidades dos/as estudantes da EJA.

 

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Biografia do Autor

Ana Célia Dantas Tanure, Coordenadora Pedagógica da Rede Estadual da Bahia

Mestre em educação de Jovens e Adultos pela Universidade do Estado da Bahia. Professora da Prefeitura Municipal de Feira de Santana. Atua também como Coordenadora Pedagógica do Colégio Estadual Teotônio Vilela. Membro do grupo de pesquisa Educação, Direitos Humanos e Interculturalidade - GREDHI e da Comunidade de práticas da EJA-BA.

Graça Dos Santos Costa, Universidade do Estado da Bahia.

Doutora em Pedagogia pela Universidade de Barcelona (UB). Professora titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e professora associada da Universidade de Barcelona (UB). Líder do grupo de educação, direitos humanos e Interculturalidade (GREDHI) e membro do grupo de  Grupo de pesquisa e  Assessoramento  didático(GIAD).

 

Maria da Conceição Cédro Vilas Bôas de Oliveira, Centro Estadual de Educação Profissional Áureo de Oliveira Filho

Mestre em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade do Estado da Bahia. Coordeadora Pedagógica do Centro Estadual de Educação Profissional Áureo de Oliveira Filho/ Feira de Santana/ Bahia/Brasil. Membro grupo de educação, direitos humanos e Interculturalidade (GREDHI).

Patrícia Lessa Santos Costa, Universidade do Estado da Bahia

Professora Adjunta do Departamento de Educação(DEDC I) da Universidade do Estado da Bahia. Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Educação de Jovens e Adultos – MPEJA.  Doutora em Ciências Sociais. Vice-lider do grupo Interculturalidade, Gestão da Educação e Trabalho (INTERGESTO).

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Publicado

2021-09-24

Como Citar

Tanure, A. C. D., Costa, G. D. S., de Oliveira, M. da C. C. V. B., & Costa, P. L. S. (2021). A formação docente nos projetos de intervenção do Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos. Retratos Da Escola, 15(32), 445–463. https://doi.org/10.22420/rde.v15i32.1285

Edição

Seção

Educação de Jovens e Adultos: políticas, pesquisa e práticas educativas