Avaliações em larga escala: influências na juvenilização da Educação de Jovens e Adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v15i32.1279

Palavras-chave:

Avaliação em larga escala. Educação de Jovens e Adultos. Juvenilização da EJA.

Resumo

Este artigo discute as relações entre o Sistema de Avaliação da Educação Básica e o processo de juvenilização da Educação de Jovens e Adultos. A partir de uma revisão bibliográfica focada nas teorias críticas, faz-se uma reflexão sobre a transformação no perfil do/a jovem que frequenta esta modalidade de educação, reforçada a partir dos anos 1990, quando começam a ser implantados no Brasil os exames em larga escala. Estabelece conexões entre a intensificação do rejuvenescimento da Educação de Jovens e Adultos e a política de avaliação da Educação Básica brasileira. Discute como essas avaliações, da forma como são conduzidas, colaboram para a exclusão do estudante em defasagem idade-série da educação escolar em tempo regular ao encaminhá-lo para a Educação de Jovens e Adultos, contribuindo para a descaracterização da modalidade. Conclui-se que as avaliações não contribuem para a qualidade da educação, tampouco para garantir esse direito à parcela dos/as jovens brasileiros/as.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Covalesky de Souza Rodrigues, Universidade Federal de Santa Maria

Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Pampa em atuação no Núcleo de Desenvolvimento Educacional e professora unidocente em classe plurisseriada na Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal de Educação Básica Waldemar Borges. Possui graduação em Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental: crianças, jovens e adultos, pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2005), especialização em Educação pela Universidade da Região da Campanha (2007) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Pampa (2016). Atualmente, é doutoranda do curso de pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria. Possui experiência em docência nos anos iniciais de crianças, jovens e adultos, bem como em pedagogia universitária.

Thaiane Bonaldo do Nascimento, Universidade Federal de Santa Maria

raduada em Educação Física - Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria, Especialista em Pesquisa em Movimento Humano Sociedade e Cultura, Especialista em Educação Física Escolar, Mestra em Educação Física na linha de Aspectos sócio-culturais e pedagógicos da Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora de Educação Física na rede municipal de educação do município de Toropi/RS atuando em turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

Nara Vieira Ramos, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (1990). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (1997), Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2004), Pós Doutorado em Metodologias Participativas realizado na Universidade Complutense de Madri - Espanha (2012-2013). Professora Associada IV do Departamento de Fundamentos de Educação, do Centro de Educação, UFSM. Professora Permanente do Programa de Pós Graduação em Educação, na Linha Práticas Escolares e Políticas Públicas. Pesquisadora do grupo de pesquisa "Filosofia, Cultura e Educação" e Líder Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias, Juventudes e suas Famílias - GEPIJUF. Com experiência na área de Educação. Desenvolve pesquisa com os seguintes temas:escola aberta, juventude, formação de professores, ensino fundamental e médio, participação, metodologias participativas, políticas públicas, crianças, adolescentes, jovens e famílias em situação de risco pessoal e social, Educação e Justiça Social. Membro da Red CIMAS. Membro do Grupo de Investigación Cambio Educativo para la Justícia Social - GICE da Universidade Autônoma de Madri. Membro da Redsentipensante - América Latina e Europa. Autores que dialoga: Paulo Freire, Alberto Melucci, Marília Spósito, Juarez Dayrell, Carlos Rodrigues Brandão, Silvia Koller, Irene Rizzini, Tomás Villasante, entre outros. Representa o Convênio Internacional Marco entre Brasil (UFSM) e Espanha(UCM) na Universidade Federal de Santa. Maria.

Referências

ABRAMO, Helena Wendel. Considerações sobre a tematização social da juventude no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 5-6, p. 25-36, mai. /ago., 1997.

APPLE, Michel Whitman. A política do conhecimento oficial: faz sentido a ideia de um currículo nacional? In: MOREIRA, Antônio Flávio; TADEU, Tomaz (Org.). Currículo, Cultura e Sociedade. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2013. p. 71-106.

APPLE, Michael Whitman & BURAS, Kristen L. Currículo, poder e lutas educacionais: com a palavra, os subalternos. Porto Alegre: Artmed, 2008.

ARROYO, Miguel. Outros sujeitos, outras pedagogias. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

ARROYO, Miguel González. Formar educadoras e educadores de jovens e adultos. In: Seminário Nacional Sobre Formação do Educador de Jovens e Adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

BAUER, Adriana; ALAVARSEL, Ocimar Munhoz & OLIVEIRA, Romualdo Portela de. Avaliações em larga escala: uma sistematização do debate. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. especial, p. 1367-1382, dez. 2015.

BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Avaliação institucional na escola pública: os (des)caminhos de uma política educacional. Educar em Revista, Curitiba, n. 1, p. 55-74, Edição Especial, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica [online]. Brasília: Inep, 2021a. Disponível em https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/ideb/metas Acesso em 8 de março de 2021.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Séries históricas e estatísticas. Taxa líquida de escolarização por níveis de ensino 1980-2015. Online. 2021b. Disponível em https://seriesestatisticas.ibge.gov.br/series.aspx?vcodigo=SEE17 Acesso em 9 de março de 2021.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo da Educação Básica 2019: notas estatísticas. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Brasília, 2020a. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/informacao-da-publicacao/-/asset_publisher/6JYIsGMAMkW1/document/id/6798882. Acesso em 11 de março de 2021.

BRASIL. Assessoria de Comunicação Social. Indicador apresenta distorção idade-série para ensino fundamental e médio. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira. Brasília, 2020b. Disponível em http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/indicador-apresenta-distorcao-idade-serie-para-ensino-fundamental-e-medio/21206 Acesso em: 27 de abril 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 458/ 2020. Institui normas complementares necessárias ao cumprimento da Política Nacional de Avaliação da Educação Básica. Brasília: Senado Federal, 2020c.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. PNAD Contínua Educação 2018. 2019. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101736_informativo.pdf. Acesso em 11 de março de 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional da Educação – 2014/2024. Brasília: Ministério da Educação, 2014.

BRASIL. Sistema Nacional da Juventude. Lei Nº 12.852/2013. Estatuto da Juventude. Brasília: Senado Federal, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica/Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução Nº 03/2010. Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília: Senado Federal, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional da Educação – 2001/2010. Brasília: Ministério da Educação, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei N. 9.394/1996. LDB: leis de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Senado Federal, 1996.

BRASIL. Constituição Federal de 1988, Brasília: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei Nº 5.692/1071. Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus. Brasília: Senado Federal, 1971.

BONAMINO, Alicia & SOUSA, Sandra Kátia. Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil: interfaces com o currículo da/na escola. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 2, p. 373-388, abr./jun. 2012.

CAPPELLETTI, Isabel Franchi. Os conflitos na relação avaliação e qualidade da educação. Educar em Revista, Curitiba, n. 1, p. 75-92, Edição especial, 2015.

CARRANO, Paulo. Educação de Jovens e Adultos e Juventude: o desafio de compreender os sentidos da presença dos jovens na escola da “segunda chance”. Revista Revej@, Minas Gerais, n. 1, p. 1-11, 2007.

CONNELL, Raewyn W. Escuelas y justicia social. Madrid: Morata, 2006.

CURY, Carlos Roberto Jamil. A educação nas constituições brasileiras. In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Camara (Org.). Histórias e Memórias da educação no Brasil. Rio de Janeiro: Vozes, 2005, p. 19-29.

DI PIERRO, Maria Clara; JÓIA, Orlando & RIBEIRO, Vera Masagão. Visões da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Cadernos CEDES, Campinas, v.21, n. 55, nov. 2001.

ESTEBAN, Maria Teresa & FETZNER, Andréa Rosana. A redução da escola: a avaliação externa e o aprisionamento curricular. Educar em Revista, Curitiba, n. 1, p. 75-92, Edição especial, 2015.

FREITAS, Luiz Carlos. Caminhos da avaliação de sistemas educacionais no Brasil: o embate entre a cultura da auditoria e a cultura da avaliação. In: BAUER, Adriana & GATTI, Bernardete A.; TAVARES, Marialva R. (Org.). Vinte e cinco anos de avaliação de sistemas educacionais no Brasil: origens e pressupostos. Florianópolis: Insular, 2013. p. 147-176.

GANDIN, Luís Armando. Michael Apple: a educação sob a ótica da análise relacional. In: REGO, Teresa C. (Org). Currículo e política educacional. Petrópolis: Vozes, 2011. p. 23-49.

GIROUX, Henry A. & SIMON, Roger. Cultura popular e pedagogia crítica: a vida cotidiana como base para o conhecimento curricular. In: MOREIRA, Antônio Flávio & TADEU, Tomaz (Org.). Currículo, Cultura e Sociedade. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2013, p. 107-140.

HADDAD, Sérgio. Novos Caminhos em Educação de Jovens e Adultos – EJA. São Paulo: Global, 2007.

HADDAD, Sérgio & DI PIERRO, Maria Clara. Escolarização de Jovens e Adultos. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n. 14, p. 108-130, maio/ago. 2000.

MARINHO, Leila Matos Haddad de Monteiro. Entre Nós e Encruzilhadas: as trajetórias dos jovens dos 15 aos 17 anos na EJA em Angra dos Reis. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2015.

MAYER, Isabel Santos. Parâmetros de idade para EJA. In: Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Espírito Santo. Audiências Públicas sobre a Reformulação do Parecer CNE/CEB 1/2000, 2007. Disponível em: http://forumeja.org.br/es/node/22. Acesso em 23 de maio de 2020.

MINHOTO, Maria Angélica Pedra. Política de Avaliação da Educação Brasileira: limites e perspectivas. Jornal de Políticas Educacionais, Paraná, v. 10, n. 19, p. 77-90, jan./jun. 2016.

PAIS, José Machado. A Construção Sociológica da Juventude: alguns contributos. Análise Social, Portugal, v. XXV, p.139-165, 1990.

PAIVA, Jane. Qualidade na educação de jovens e adultos: traduções em disputa na prática de redes públicas no Rio de Janeiro. Cadernos de Pesquisa em Educação, Vitória, v. 19, n. 37, p. 79-108, jan./jun. 2013.

PEREIRA, Talita Vidal & OLIVEIRA, Roberta Avoglio Alves. Juvenilização da EJA como efeito colateral das políticas de responsabilização. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 29, n. 71, p.528-553, maio./ago. 2018.

RAVITCH, Diane. Vida e morte no grande sistema escolar americano: como os testes padronizados e o modelo de mercado ameaçam a educação. Porto Alegre: Sulina, 2011.

SANTIAGO, Mylene Cristina; AKKARI, Abdelijalil & MARQUES, Luciana Pacheco. Educação intercultural: desafios e possibilidades. Petrópolis: Vozes, 2013.

WELTER, Cristiane Backes & WERLE, Flávia Obino Corrêa. Processos de invisibilização na avaliação em larga escala. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, [online] v. XX, p. 1-20, 2020.

WERLE, Flávia Obino Corrêa & SILVA, Maria José Santos. Vulnerabilidade social: práticas e desafios em escolas públicas de educação básica. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 28, p. 278-302, jan./mar. 2021.

WERLE, Flávia Obino Corrêa. Políticas de avaliação em larga escala na educação básica: do controle de resultados à intervenção nos processos de operacionalização do ensino. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 19, n. 73, p. 769-792, out./dez. 2011.

Downloads

Publicado

2021-09-24

Como Citar

Rodrigues, F. C. de S., do Nascimento, T. B., & Ramos, N. V. (2021). Avaliações em larga escala: influências na juvenilização da Educação de Jovens e Adultos. Retratos Da Escola, 15(32), 339–358. https://doi.org/10.22420/rde.v15i32.1279

Edição

Seção

Educação de Jovens e Adultos: políticas, pesquisa e práticas educativas