Pesquisas sobre o Proeja produzidas no Estado de Santa Catarina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v15i32.1278

Palavras-chave:

PROEJA. Estado do conhecimento. Pesquisas.

Resumo

Neste artigo foram analisadas 19 pesquisas, produzidas entre 2008 e 2019, no âmbito dos programas de pós-graduação das instituições de ensino superior de Santa Catarina, e que trataram do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Jovens e Adultos – PROEJA. Após identificadas, tais pesquisas foram situados no que concerne a seu contexto de produção, seus objetos e principais fundamentos teóricos. Com isso, nossa finalidade foi de compreender o atual estado de produção do conhecimento acerca desse programa, em território catarinense. Como considerações, aponta-se a necessidade de mais pesquisas sobre tal iniciativa, bem como da reafirmação da própria política que garantiu o PROEJA, pois, como evidenciou-se, sua oferta está além da universalização e do direito à educação: trata-se de um processo em disputa, tanto a respeito da oferta pelas escolas e pela garantia financeira governamental, quanto pelo espaço de produção acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Aparecida Antonini Agne, IFSC- CAMPUS CHAPECÓ.

Pós-doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bióloga. Doutora em Agronomia pela UPF Universidade de Passo Fundo/RS. Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (1996). Pós-Graduação em Ecologia-Ênfase em Educação Ambiental. . Docente do IFSC, 40 horas com Dedicação Exclusiva. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Currículo Integrado e Saberes Docentes (IFSC) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (UFSC). Diretora geral  do Instituto Federal de Santa Catarina - Câmpus Chapecó.

Andréa Isensee Lopes, Rede Municipal de Educação de Florianópolis.

 

Professora auxiliar na Rede Municipal de Educação de Florianópolis.

Pedagoga pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Participante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos - EPEJA/UFSC

Endereço: Rua Pirineus, 90, CEP: 88037-615, Florianópolis, Santa Catarina.

Telefone: 048 999958940

Referências

ARAÚJO, Abelardo Bento & SILVA, Maria Aparecida da. O PROEJA e o estado: síntese a partir de teses e dissertações sobre o programa. Trabalho apresentado no Grupo de Trabalho 21 – Educação de Jovens e Adultos: políticas de inclusão, trabalho e tecnologia, [s.l: s.n], 2013.

BRASIL. Decreto n. 5.478, de 24 jun. 2005. Institui, no âmbito das instituições federais de educação tecnológica, o Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA.

BRASIL. Decreto n.5.840, de 13 jul. 2006. Institui, no âmbito federal, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, e dá outras providências.

BRASIL. PROEJA - Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Educação Profissional Técnica de Nível Médio / Ensino Médio. Documento Base. MEC, 2007.

COELHO, Karine dos Santos. Saberes docentes dos professores de ciências que atuam no PROEJA de Santa Catarina. 2012.171f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) – UFSC, Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2012.

COELHO, Juçara Eller & GONÇALVES, Aparecida Rocha. PROEJA: O desafio da integração. Revista Técnico Científica do IFSC, n. 3, p. 63, 2013.

GOES, Josiane Meyer de. A educação de jovens e adultos na rede municipal de Joinville: caminhos e descaminhos na implantação das políticas públicas. 2013, 99f. Dissertação (Mestrado em Educação) – UNIVILLE, Joinville, 2013.

MECHELN, Morgana Zardo von. Estado do conhecimento do PROEJA no banco de teses da capes (2007 a 2011). Trabalho final apresentado à disciplina seminário de dissertação. Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC, 2013.

RAMOS, Marise Nogueira. Implicações políticas e pedagógicas da EJA integrada à Educação Profissional. Revista Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 35, n.1, 2010.

ROMANOWSKI, Joana Paulin & ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, set./dez., 2006.

Downloads

Publicado

2021-09-24

Como Citar

Agne, S. A. A., & Lopes, A. I. (2021). Pesquisas sobre o Proeja produzidas no Estado de Santa Catarina. Retratos Da Escola, 15(32), 497–519. https://doi.org/10.22420/rde.v15i32.1278

Edição

Seção

Educação de Jovens e Adultos: políticas, pesquisa e práticas educativas