Pesquisas sobre o Proeja produzidas no Estado de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.22420/rde.v15i32.1278Palavras-chave:
PROEJA. Estado do conhecimento. Pesquisas.Resumo
Neste artigo foram analisadas 19 pesquisas, produzidas entre 2008 e 2019, no âmbito dos programas de pós-graduação das instituições de ensino superior de Santa Catarina, e que trataram do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Jovens e Adultos – PROEJA. Após identificadas, tais pesquisas foram situados no que concerne a seu contexto de produção, seus objetos e principais fundamentos teóricos. Com isso, nossa finalidade foi de compreender o atual estado de produção do conhecimento acerca desse programa, em território catarinense. Como considerações, aponta-se a necessidade de mais pesquisas sobre tal iniciativa, bem como da reafirmação da própria política que garantiu o PROEJA, pois, como evidenciou-se, sua oferta está além da universalização e do direito à educação: trata-se de um processo em disputa, tanto a respeito da oferta pelas escolas e pela garantia financeira governamental, quanto pelo espaço de produção acadêmica.
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Referências
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