Exploração discente

contradições do estágio não obrigatório em cursos de Pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v16i34.1276

Palavras-chave:

Estudantes de Pedagogia, Estágio não obrigatório, Desvalorização docente.

Resumo

Sob a luz do materialismo histórico e dialético, o presente texto tem por objetivo discutir as contradições na admissão de estagiárias dos cursos de licenciatura em Pedagogia. Os dados coletados por meio de questionário aplicado às graduandas de duas instituições de ensino superior (pública e privada) foram cotejados com a Lei nº 11.788/08. Os resultados demonstram que o estágio não obrigatório é contraditório, pois, ao mesmo tempo que contribui para a manutenção e permanência no processo formativo, também evidencia a exploração da força de trabalho das estudantes e aprofunda a desvalorização dos/as profissionais da educação.

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Biografia do Autor

Sandra Cristina Demschinski, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Simone de Fátima Flach, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Educação e professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

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Publicado

2022-06-04

Como Citar

Demschinski, S. C., & Flach, S. de F. (2022). Exploração discente: contradições do estágio não obrigatório em cursos de Pedagogia. Retratos Da Escola, 16(34), 191–206. https://doi.org/10.22420/rde.v16i34.1276