A catarse na formação continuada: Por uma construção coletiva dos saberes docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v15i31.1268

Palavras-chave:

Formação continuada de professoras. Saberes docentes coletivos. Catarse.

Resumo

O objetivo geral deste estudo é refletir como a formação continuada pode contribuir na construção coletiva de saberes docentes das professoras de Educação Infantil. O estudo foi realizado na rede municipal de ensino da cidade de Lages, em Santa Catarina, em dois Centros de Educação Infantil (CEIMs). As participantes da pesquisa foram sete professoras atuantes na Educação Infantil, que participaram das entrevistas semiestruturadas, contendo oito perguntas abertas. Em relação aos resultados encontrados, as participantes do estudo demonstraram que a construção do conhecimento não deveria levar em consideração apenas as experiências advindas de fora para dentro, de exigências externas, mas partir de dentro para fora, da essência do próprio educador, a partir de seus interesses, necessidades, valores, intuições, crenças, vinculando-se à sua própria existência. Os resultados demonstraram, ainda, quais saberes docentes as professoras necessitam em sua prática.

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Biografia do Autor

Susi Couto Koche, Universidade do Planalto Catarinense

Mestre em educação, na área de pesquisa linha l, Políticas Públicas e Formação de Professores-UNIPLAC Universidade do Planalto Catarinense (2020). Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário do Planalto Catarinense FACVESTE (2005). Pós-Graduação "Lato SENSU" em Especialização em Prática Escolar Numa Visão Psicopedagógica, FACVESTE (2005). Diretora do CEIM Nossa Senhora do Caravágio (2013-2018). Experiência na Educação Infantil, Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Professora Formadora da Secretaria Municipal de Educação de Lages, (2019).Atualmente é professora do Centro de Educação Infantil Nossa Senhora do Caravágio. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores.

Maria Selma Grosch, Universidade do Planalto Catarinense

Licenciada em Pedagogia - Supervisão Escolar pela FAFI (PR) Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Palmas (1992), Especialista em Psicologia Educacional pela UNIVALI (SC) - Universidade do Vale do Itajaí (1993) Mestre em Educação pela FURB(SC) - Universidade Regional de Blumenau (1998) e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação UFSC- Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Pós-Doutorado no PPGEd da UNOESC, sob a supervisão da Profa. Dra. Leda Scheibe (USC). Atuação profissional:Professora aposentada do Centro de Ciências da Educação da FURB. Atualmente é professora titular no PPGE- Programa de Pós Graduação em Educação da UNIPLAC- Universidade do Planalto Catarinense em Lages(SC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação Continuada de Professoras/es, Políticas de Formação de Professoras/es; Políticas de Alfabetização e Letramento; Fundamentos Epistemológicos da Didática Geral; Didática do Ensino Superior.

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Publicado

2021-05-11

Como Citar

Koche, S. C., & Grosch, M. S. (2021). A catarse na formação continuada: Por uma construção coletiva dos saberes docentes. Retratos Da Escola, 15(31), 183–197. https://doi.org/10.22420/rde.v15i31.1268