O papel do sindicalismo na valorização docente em João Pessoa- PB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v15i33.1248

Palavras-chave:

Valorização docente, Sindicalismo docente, Direitos trabalhistas

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar a função sindical na valorização dos/as professores/as de João Pessoa, capital da Paraíba, e a evolução da remuneração dos/as docentes no contexto do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica. Para tanto, desenvolveu-se estudo de cunho qualitativo, bibliográfico e documental ancorado no materialismo histórico dialético. A análise evidenciou o relevante protagonismo da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação na consolidação dos sindicatos docentes em nível nacional. A partir da atuação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de João Pessoa, verificaram-se efeitos positivos na organização dos/as docentes enquanto classe e na implantação do Plano de Cargo e Carreiras e Remuneração do Magistério Municipal. A despeito dos questionamentos que buscam fragilizar a função sindical, principalmente frente às tentativas de mitigação dos direitos dos/as trabalhadores/as da educação, aos sindicatos cabe a manutenção das mobilizações em defesa da valorização profissional e da qualificação da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdegil Daniel de Assis, Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município de João Pessoa

Graduado em Ciências com habilitação em Química e mestre em Educação, ambos pela Universidade Federal da Paraíba. Especialização em Psicopedagogia. Atualmente é professor da Educação Básica II da Prefeitura Municipal de João Pessoa e presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município de João Pessoa – SINTEM.

Luiz de Sousa Junior, Universidade Federal da Paraíba

Graduado em Ciências Econômicas e mestre em Educação, ambos pela Universidade Federal da Paraíba. Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor da Universidade Federal da Paraíba.

Vanusa Nascimento Sabino Neves, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba e em em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa. Mestra em Gestão de Organizações Aprendentes pela Universidade Federal da Paraíba. Tem especializações em Enfermagem Pediátrica, Linhas de Cuidados em Enfermagem Saúde Materno, Neonatal e do Lactente, e em Enfermagem Obstétrica.

Raquel do Nascimento Sabino, Universidade Federal da Paraiba

Graduada em Letras  e em Pedagogia e mestra em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Mesma instituição na qual é doutoranda em Educação. É professora da Educação Básica do Município de João Pessoa.

Referências

AGUIAR, Márcia ngela da Silva; ARAÚJO FILHO, Heleno Manoel Gomes de & BOTLER, Alice Miriam Happ. O novo FUNDEB em debate. Brasília: Anpae, 2020.

ARAÚJO FILHO, Heleno & FERREIRA, Gilmar Soares. O protagonismo da CNTE frente à organização dos/as trabalhadores/as da educação básica e sua luta pelo direito à educação pública, gratuita, laica e de qualidade, socialmente referenciada e pela valorização dos/as profissionais da educação. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 27, p. 745-755, set./dez. 2019.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 2020a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 02 dez. 2020a.

BRASIL. Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008. Regulamenta a alínea “e” do inciso III do caput do art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. Brasília, DF: Presidência da República, 2020b.

CAMPOS, Anderson. Sindicalismo na pandemia: em busca de legitimidade e protagonismo. In: OLIVEIRA, Dalila A.; POCHMANN, Márcio (Orgs.). A devastação do trabalho: a classe do labor na crise da pandemia. 1. ed. Brasília: Gráfica e Editora Positiva, 2020. p.54-82.

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO (CNTE). Organização consolidada. [2020]. Disponível em: <http://www.cnte.org.br/index.php/institucional/a-cnte.html>. Acesso em: 23 dez. 2020.

ENCINAS, Rafael & DUENHAS, Rogério Allon. O Fundeb e a desigualdade educacional nos Municípios do Estado do Paraná. Educação & Sociedade, v. 41, e220151, 2020.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação, sociedade e o papel dos sindicatos num contexto de “vingança do capital” contra os direitos e organizações dos trabalhadores [2018]. Disponível em: <>http://contee.org.br/educacao-sociedade-e-o-papel-dos-sindicatos-num-contexto-de-vinganca-do-capital-contra-os-direitos-e-organizacoes-dos-trabalhadores/. Acesso em: 23 dez. 2020.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

JOÃO PESSOA. Lei nº 8.682, de 26 de dezembro de 1998. Dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Profissionais da Educação do Município de João Pessoa, e dá outras providências. João Pessoa: Prefeitura Municipal, 1998.

JOÃO PESSOA. Lei nº 2.380, de 06 de março de 1979. Dispõe sobre o Estatuto dos Funcionários Públicos do Município. João Pessoa: Prefeitura Municipal, 1979.

JOÃO PESSOA. Lei nº 60, de 29 de março de 2010. Dispõe sobre o Plano de Cargos Carreira e Remuneração dos Profissionais de Educação do Município de João Pessoa, e dá outras providências. João Pessoa: Prefeitura Municipal, 2010.

MARX, Karl. O 18 de brumário de Luís Bonaparte. Tradução: Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, 2011.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento. In. MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis: Vozes, 2009. p. 9-21.

MONLEVADE, João Antônio Cabral de. Valorização salarial dos professores: o papel do piso salarial profissional nacional como instrumento de valorização dos professores da educação pública básica. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.

RÊSES, Erlando da Silva. De vocação para profissão: sindicalismo docente da educação básica no Brasil. Brasília: Paralelo 15, 2015.

SCHEIBE, Leda & CAMPOS, Roselane Fátima. Em defesa da educação pública: 30 anos da Constituição Federal. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 12, n. 24, p. 451-457, nov./dez. 2018.

SILVA, Maria Cristina Vitorino da & SILVA, João Carlos da. O materialismo histórico-dialético como método de análise: uma via possível para entender a história das mulheres e da mulher na história? Revista HISTEDBR, Campinas, v. 14, n. 59, p. 37–52, 2014.

SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA (SINTEM). Ofício nº 01, 5 de janeiro de 2009.

SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA (SINTEM). Ata da reunião de diretoria realizada no dia 23 de abril de 1998. Livro 03, p. 12.

SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA (SINTEM). Ata da assembleia geral realizada no dia 02 de março de 2010. Livro 02, p. 09.

URBANETZ, Sandra Terezinha; ROMANOWSKI, Joana Paulin & TEDESCO FILHO, Jacir Mário. Políticas de formação docente: desafios à Educação Profissional. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 15, n. 31, p. 43-49, jan./abr. 2021.

ZAN, Dirce & KRAWCZYK, Nora. Ataque à escola pública e à democracia: notas sobre os projetos em curso no Brasil. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 27, p. 607-620, set./dez. 2019.

Downloads

Publicado

2022-02-10

Como Citar

Assis, V. D. de, Sousa Junior, L. de, Neves, V. N. S., & Sabino, R. do N. (2022). O papel do sindicalismo na valorização docente em João Pessoa- PB. Retratos Da Escola, 15(33), 926–944. https://doi.org/10.22420/rde.v15i33.1248