Vínculos entre cidadania e Educação de Jovens e Adultos: um olhar a partir das pesquisas em Educação
DOI:
https://doi.org/10.22420/rde.v15i32.1244Palavras-chave:
Estado do Conhecimento. Educação de Jovens e Adultos. Cidadania.Resumo
Neste artigo são inventariados, analisados e sistematizados os conhecimentos que vêm sendo construídos pelas pesquisas de pós-graduação (stricto sensu) a respeito do tema da cidadania na Educação de Jovens e Adultos no Brasil. A partir disso, objetivou-se compreender quais seriam as principais discussões e questionamentos fomentados nesses estudos sobre tal questão, apresentando um estado do conhecimento acerca desta temática no País. Metodologicamente, o trabalho apresenta abordagem quanti-qualitativa, de caráter bibliográfico, mediante análise de conteúdo de natureza inventariante e descritiva da produção acadêmica. Os resultados apontam que parte significativa das pesquisas não faz da cidadania uma categoria de análise privilegiada, demonstrando que a área ainda carece de estudos que permitam melhor relacionar os vínculos entre EJA e cidadania.
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