Vínculos entre cidadania e Educação de Jovens e Adultos: um olhar a partir das pesquisas em Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v15i32.1244

Palavras-chave:

Estado do Conhecimento. Educação de Jovens e Adultos. Cidadania.

Resumo

Neste artigo são inventariados, analisados e sistematizados os conhecimentos que vêm sendo construídos pelas pesquisas de pós-graduação (stricto sensu) a respeito do tema da cidadania na Educação de Jovens e Adultos no Brasil. A partir disso, objetivou-se compreender quais seriam as principais discussões e questionamentos fomentados nesses estudos sobre tal questão, apresentando um estado do conhecimento acerca desta temática no País. Metodologicamente, o trabalho apresenta abordagem quanti-qualitativa, de caráter bibliográfico, mediante análise de conteúdo de natureza inventariante e descritiva da produção acadêmica. Os resultados apontam que parte significativa das pesquisas não faz da cidadania uma categoria de análise privilegiada, demonstrando que a área ainda carece de estudos que permitam melhor relacionar os vínculos entre EJA e cidadania.

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Biografia do Autor

Adriana Regina Sanceverino, UNIVERSIDADE FEDERALD A FRONTEIRA SUL - UFFS

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGPE) da Universidade Federal da Fronteira Sul/UFFS, Campus Erechim/RS. Pós-doutora UFSC/SC (2017); Doutora em Educação pela UNISINOS/RS (2012); Mestre em Educação e Cultura/UDESC (2004); Especialista em Alfabetização/UDESC (2001) Licenciada em Pedagogia/UDESC (1992). Lider de Grupo de Estudos e Pesquisa em EJA: GEPEJAI(UFFS/RS). Vice-Líder de Grupo de Pesquisa: Educação Formação Docente e Processos Educativos/UFFS; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos (EPEJA) /UFSC e Grupo de Pesquisa: Didática e Formação Docente/UDESC. Membro do Fórum de EJA de SC  e da Organização dos Encontros Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (UFSC/UNEB). Membro da diretoria da Associação Brasileira de Alfabetização/ABALF. Consultora da Proposta Curricular da EJA no Território Catarinense.  Compõe o corpo editorial da Revista Brasileira de Alfabetização/ABALF. Pesquisa temas relacionados à:  Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas, Educação Popular e Formação de Professores(as); Processos de Ensino-Aprendizagem e Mediação Pedagógica. Autora, entre outros: Mediação na Formação dos Profissionais da Educação (Mercado de Letras); Os Sentidos da Mediação na Prática Pedagógica da Educação de Pessoas Jovens e Adultas (Mercado de Letras); As Pesquisas em Educação de Pessoas Jovens e Adultas no e do Estado do Rio Grande do Sul (CRV); Uma Experiência de Universidade Pública que se Projeta como Popular (Orgs. e Co-autoria/ Ed. Outras Expressões); Campo, Educação e Trabalho (Ogs e Co-autoria/Copiart/UFFS), entre outros. E-mail: adrianarsanceverino@gmail.com e Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7983-140X

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Publicado

2021-09-24

Como Citar

Sanceverino, A. R., & Garbin, R. (2021). Vínculos entre cidadania e Educação de Jovens e Adultos: um olhar a partir das pesquisas em Educação. Retratos Da Escola, 15(32), 483–496. https://doi.org/10.22420/rde.v15i32.1244

Edição

Seção

Educação de Jovens e Adultos: políticas, pesquisa e práticas educativas