Como desenvolver uma formação emancipatória? Indústria 4.0, uberização e trabalho digital no pós-pandemia
DOI:
https://doi.org/10.22420/rde.v15i32.1241Palavras-chave:
Educação Profissional. Educação de Jovens e Adultos. Mundo do Trabalho. COVID-19.Resumo
Este trabalho destaca as mudanças no mundo do trabalho advindas com a expansão do capitalismo informacional e digital no mundo produtivo e laborativo e como a pandemia do COVID-19 no ano de 2020 promoveu duras reflexões mundiais sobre o modelo neoliberal. Desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica sobre a indústria 4.0, uberização e trabalho digital trazendo autores como Marx & Engels, Dal Rosso, Pochmann e Antunes, entre outros, que nos ajudam a compreender o processo de deterioração do sistema capitalista e as intervenções realizadas pelo mercado para superar a crise. O relatório da Organização Internacional do Trabalho – OIT e as Nações Unidas apresentaram recentemente orientações para que os países procurassem adotar ações coletivas para diminuição do impacto da doença, bem como guiar políticas econômicas de apoio às populações vulneráveis. O texto culmina com a apresentação da categoria “novo trabalhador” e das demandas de trabalho oriundas desse novo cenário, além de advogar por uma formação emancipadora e necessária para a valorização do trabalho sobre o capital. Nesta perspectiva, apresentamos princípios estruturantes para uma formação profissional emancipatória para serem adotados na Educação de Jovens e Adultos.
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