Materiais didáticos para a Educação de Jovens e Adultos: uma perspectiva Freireana
DOI:
https://doi.org/10.22420/rde.v15i32.1236Palavras-chave:
Materiais didáticos. Educação de Jovens e Adultos. Paulo Freire.Resumo
Neste artigo analisa-se o processo de construção metodológica de materiais didáticos para a Educação de Jovens e Adultos na perspectiva freireana, com base em uma pesquisa-ação realizada em um ambiente hospitalar, envolvendo educadoras de um núcleo de educação popular universitário. Consiste em uma pesquisa-ação, por meio de dinâmicas pedagógicas na produção dos materiais didáticos. A sistematização e a análise dos dados foram efetivadas por meio de categorizações. A produção de materiais didáticos é significativa para os sujeitos da EJA ao expressar suas vivencias e concepções de mundo.Downloads
Referências
ANTUNES, Celso. Piaget, Vygotsky, Paulo Freire e Maria Montessori em minha sala de aula. São Paulo: Ciranda Cultura, 2008.
BARBIER, René. A pesquisa-ação. Brasília-DF: Liberlivro, 2004.
CAMPOS, Dinah Martins de Souza. Psicologia da aprendizagem, 19 ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1986.
COSTA, Maciste. As casas. Belém: Imprensa Oficial do Estado, 2018.
DIONNE, Hugues. A pesquisa-ação para o desenvolvimento local. Brasília-DF: Liberlivro, 2007.
FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina: reflexões sobre minha vida e minha práxis. 2e. São Paulo: UNESP, 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. 2e. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 11ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo; SHÖR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
FREIRE, Paulo; BETTO, Frei. Essa escola chamada vida: depoimentos ao repórter Ricardo Kotscho. 2e. São Paulo: Ática, 1985.
FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Sobre educação. Vol. I. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
FREIRE, Paulo. Educação como uma prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
LEITE, Priscila Costa Soares. Educação de jovens e adultos em ambiente hospitalar: representações sobre si, a educação e projetos de vida. Dissertação. 200f. Programa de Pós-Grduação em Educação. Belém: Universidade do Estado do Pará, 2019.
LOBATO, Huber Kline Guedes; BENTES, José de Anchieta de Oliveira. O uso de mapas conceituais na pesquisa de representações sociais. In: OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de; OLIVEIRA, Waldma Maíra Menezes de; LOBATO, Huber Kline Guedes (Orgs.). Pesquisa educacional sobre representações sociais: o uso da técnica do desenho e dos mapas conceituais. São Carlos-SP: Pedro & João, 2018. p. 55-86.
NERI, Isabell Theresa Tavares. Cartografia de saberes de mulheres ribeirinhas em uma classe hospitalar na Amazônia paraense. Dissertação. 250 f. Programa de Pós-graduação em Educação. Belém: Universidade do Estado do Pará-UEPA, 2018.
PORTO-GONÇALVEL, Carlos Walter. Amazônia: encruzilhada civilizatória. Tensões territoriais em curso. Bolívia: CIDES-UMSA, 2018.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-Ação. 4ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1988.