Entre tensões e contradições: a capilaridade do Ensino Médio Integrado na Educação Profissional e Tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v15i32.1235

Palavras-chave:

Formação integrada. Ensino. Ensino Médio Integrado. Educação Profissional e Tecnológica.

Resumo

Neste artigo discute-se a capilaridade da oferta do Ensino Médio Integrado – EMI no universo da Educação Profissional e Tecnológica – EPT. Metodologicamente, recorre à abordagem qualitativa e parte do estudo do caso do Instituto Federal de Alagoas – Ifal. Nesse trajeto, apresenta as concepções e traça um retrato histórico da efetivação do EMI no contexto de tensões e contradições das políticas públicas educacionais brasileiras. Em seguida, analisa a oferta do EMI no Ifal e na Rede Federal de Educação Científica, Profissional e Tecnológica, a partir dos dados da Plataforma Nilo Peçanha 2020. A análise conclui que tal oferta adquire prioridade no Ifal, em conformidade com a previsão legal da Lei nº 11.892/2008, colaborando para a democratização do acesso ao Ensino Médio Integrado.

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Biografia do Autor

Diego dos Santos Alves, ProfEPT/Ifal

Graduação em História pela Universidade Federal de Alagoas (2008). Especialização em Gestão Educacional pela Universidade Católica de Brasília (2011). Mestre no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica pelo ProfEPT/Ifal. Professor EBTT no Ifal/Santana do Ipanema.

Beatriz Medeiros de Melo, ProfEPT/Ifal

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (2013). Docente Permanente no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica Profept/IFAL. Docente Colaboradora no Programa de Mestrado em Sociologia da UFAL. Professora PEBTT IFAL/Viçosa. Vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa do CNPq Terra, Trabalho, Memória e Migração.

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Publicado

2021-09-24

Como Citar

Alves, D. dos S., & Melo, B. M. de. (2021). Entre tensões e contradições: a capilaridade do Ensino Médio Integrado na Educação Profissional e Tecnológica. Retratos Da Escola, 15(32), 581–596. https://doi.org/10.22420/rde.v15i32.1235