Eu, homem e educador de crianças pequenas: aprendizagem dialógica na docência na Educação Infantil

Autores

  • Alexandre Rodrigo Nishiwaki da Silva Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v15i31.1234

Palavras-chave:

Aprendizagem Dialógica. Educação Infantil. Masculinidades.

Resumo

Apresentamos neste relato, reflexões da própria prática sobre o exercício masculino da docência na Educação Infantil. Iniciamos pela discussão de aspectos históricos, políticos e de gênero da predominância profissional feminina em creches e pré-escolas. Debatemos também a masculinidade em diferentes teorias, destacando os conceitos de masculinidade hegemônica e as novas masculinidades alternativas. Por fim, resgatamos os elementos da nossa prática docente como educador homem na Educação Infantil e apontamos os caminhos da Aprendizagem Dialógica para a práticas pedagógicas baseadas no diálogo.

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Biografia do Autor

Alexandre Rodrigo Nishiwaki da Silva, Universidade Federal de São Carlos

Pedagogo, Mestre e Doutor em Educação. 

Professor junto ao Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) e ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE), ambos na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

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Publicado

2021-05-11

Como Citar

Nishiwaki da Silva, A. R. (2021). Eu, homem e educador de crianças pequenas: aprendizagem dialógica na docência na Educação Infantil. Retratos Da Escola, 15(31), 227–240. https://doi.org/10.22420/rde.v15i31.1234