Estatuto e saberes da docência na educação profissional: questões inaugurais dos anos 1940

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v15i31.1233

Palavras-chave:

Educação Profissional. História. Docência.

Resumo

O artigo focaliza a docência na educação profissional no Brasil dos anos 1940, com base nos escritos de Francisco Montojos (1900–1981) e Lourenço Filho (1897–1970). Nessa década, com os fenômenos industrial e urbano, surgiram situações inéditas para a educação profissional, entre as quais a preparação da docência de cultura técnica ou da docência de oficina. O artigo examina ideias de dois intelectuais que atuaram nesse período e identifica as questões relativas ao estatuto próprio da docência na educação profissional e a circulação de ideias anglo-americanas e do escolanovismo.

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Biografia do Autor

José Geraldo Pedrosa, Departamento de Formação Geral do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Licenciatura em Ciências Sociais (INESP); Mestrado em Educação (UFMG); Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade (PUC-SP). Pós-doutorado em Geografia Humana (IGC-UFMG); Docente do ensino superior no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Professor nos PPG em Educação Tecnológica (acadêmico) e Educação Profissional e Tecnológica (profissional).

Flávia Oliveira Duenhas

Graduada em Psicologia (UEMG), mestra em Educação Tecnológica, Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica (CEFET-MG).

Nívea Maria Teixeira Ramos

Graduada em Administração (UnilesteMG), mestra em Educação Tecnológica (CEFET-MG).

Referências

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Publicado

2021-05-11

Como Citar

Pedrosa, J. G., Duenhas, F. O., & Ramos, N. M. T. (2021). Estatuto e saberes da docência na educação profissional: questões inaugurais dos anos 1940. Retratos Da Escola, 15(31), 43–49. https://doi.org/10.22420/rde.v15i31.1233

Edição

Seção

Políticas de formação docente: desafios à Educação Profissional