Indícios para se pensar a permanência escolar: memórias narradas do Programa de Educação Integrada do Mobral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v15i32.1232

Palavras-chave:

Mobral. Programa de Educação Integrada. Permanência Escolar. Memória. Sertão alagoano.

Resumo

O artigo apresenta os achados de uma pesquisa realizada no sertão de Alagoas, focalizada em compreender como os sertanejos se apropriaram das ações de continuidade da escolarização, implementadas pelo Programa de Educação Integrada (PEI) pertencente ao Mobral (1967-1985) – época da ditadura civil-militar. Baseou-se nos pressupostos metodológicos da História Oral. As narrativas apontaram que a permanência dos sujeitos na escola, após a conclusão do PEI, deu-se por intermédio de ações individuais, cujos esforços por uma vida melhor marcaram os percursos dos/as interlocutores/as.

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Biografia do Autor

Marinaide Lima Freitas, Universidade Federal de Alagoas - Ufal

Professora e pesquisadora no campo da Educação de Jovens e Adultos do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira (PPGE) e do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Linhas de Pesquisa: História e Política e Educação e Linguagem. Líder do grupo de pesquisa Multidisciplinar em EJA (MULTIEJA). É coordenadora do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão sobre Alfabetização (Nepeal), Cedu/Ufal. É membro do GT 18 - Educação de Pessoas Jovens e Adultos   da Anped e também, membro do Fórum Alagoano de Educação de Jovens e Adultos (FAEJA). 

Jailson Costa da Silva, Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL, com período sanduíche no Programa de Pós-graduação em Educação (ProPEd/UERJ). Professor do curso de licenciatura em Física do IFAL, área: Formação de Professores. Faz parte do Fórum Alagoano de Educação de Jovens e Adultos (FAEJA). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) - GT-18. Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (GIPEJA/IFAL/CNPq). 

Andresso Marques Torres, Universidade Federal de Alagoas

Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL. Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e membro do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação de Jovens e Adultos (Multieja/CNPq).

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Publicado

2021-09-24

Como Citar

Freitas, M. L., da Silva, J. C., & Torres, A. M. (2021). Indícios para se pensar a permanência escolar: memórias narradas do Programa de Educação Integrada do Mobral. Retratos Da Escola, 15(32), 375–391. https://doi.org/10.22420/rde.v15i32.1232

Edição

Seção

Educação de Jovens e Adultos: políticas, pesquisa e práticas educativas