O trabalho docente na América Latina: identidade e profissionalização
DOI:
https://doi.org/10.22420/rde.v2i2/3.122Resumo
O presente artigo discute as repercussões das reformas educacionais mais recentes sobre a identidade e profissionalização docente. A partir de resultados de pesquisas realizadas no contexto escolar público latino-americano e mais especificamente brasileiro, procura-se observar as mudanças ocorridas na organização escolar e na organização do trabalho docente, tais como: a ênfase no trabalho coletivo, a dilatação do calendário escolar e outras, que são decorrência da adoção de formas mais democráticas de gestão escolar. Constata-se uma dilatação, no plano legal, da compreensão do que seja o pleno exercício das atividades docentes e que tal quadro tem resultado em significativa intensificação do trabalho; precarização das relações de emprego; e em mudanças que repercutem sobre a identidade e profissão docente.Palavras-chave: Trabalho docente. Identidade docente. Profissão docente. Reformas educacionais.