A contribuição dos jogos no desenvolvimento da leitura e escrita de crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v15i33.1218

Palavras-chave:

Jogos, Aprendizagem, Leitura, Escrita

Resumo

Este relato de experiência, de autoria de uma professora da rede municipal de educação de Belo Horizonte- MG, resulta de projeto elaborado e aplicado durante a realização do curso de especialização Residência Docente, do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais. O objetivo central do projeto foi compreender qual contribuição a proposta com jogos poderia dar ao grupo de alunos/as dos anos iniciais do ensino fundamental, de modo a diminuir o descompasso na aprendizagem. Optou-se pela ideia dos jogos porque suspeitava-se que as crianças precisavam de aulas mais atraentes e interativas. O trabalho foi desenvolvido entre setembro e novembro de 2019, três vezes por semana, com duração de 50 minutos diários. Foram propostas múltiplas atividades de caráter lúdico, entre elas os jogos bingo dos sons iniciais, caça rimas, troca letras, bingo da letra inicial e palavra dentro de palavra. As análises evidenciaram o significado e a importância dos jogos para as crianças que vivenciam o processo inicial da aprendizagem de leitura e escrita.

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Biografia do Autor

Flávia Solvelino Santiago, Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte

Professora do 1° e 2° ciclo e da educação infantil na Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte- MG. Licenciada em Pedagogia, com ênfase em ensino religioso, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Kely Cristina Nogueira Souto, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora da Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado

2022-02-10

Como Citar

Santiago, F. S., & Souto, K. C. N. (2022). A contribuição dos jogos no desenvolvimento da leitura e escrita de crianças. Retratos Da Escola, 15(33), 1015–1030. https://doi.org/10.22420/rde.v15i33.1218