Trabalho docente em tempos de pandemia: mais um retrato da desigualdade educacional brasileira
DOI:
https://doi.org/10.22420/rde.v14i30.1212Palavras-chave:
Condições do trabalho docente. Ensino remoto. Pandemia.Resumo
O artigo apresenta resultados de pesquisa sobre o trabalho docente e a educação básica com a pandemia do coronavírus (Covid-19). Expõe aspectos operacionais e metodológicos da pesquisa com 15.654 professores das redes públicas de ensino do país e cujos dados foram coletados por meio de formulário eletrônico. O texto traz informações sobre o suporte institucional oferecido pelas redes de ensino e os recursos tecnológicos de professores e estudantes para desenvolver as atividades. Aborda, ainda, a carga de trabalho dos professores e a participação dos estudantes nas atividades. Dentre os resultados obtidos, destacam-se a significativa variação de condições entre redes públicas de ensino e a relativa sobrecarga de trabalho dos professores.
Downloads
Referências
BABBIE, Earl. The Practice of Social Research. 10. ed. Belmont: Wadsworth/Thompson Learning, 2004.
FCC. Fundação Carlos Chagas. Educação escolar em tempos de pandemia: Informe nº 1. São Paulo, 2020.
GESTRADO. Grupo de Estudos Sobre Política Educacional e Trabalho Docente. Base de dados. Trabalho Docente em Tempos de Pandemia. Belo Horizonte: UFMG, 2020.
GESTRADO. Grupo de Estudos Sobre Política Educacional e Trabalho Docente. Relatório Técnico. Trabalho Docente em Tempos de Pandemia. Belo Horizonte: UFMG, 2020b.
INSTITUTO PENÍNSULA. Sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios do coronavírus no Brasil: Relatório de Pesquisa. 2020.
OLIVEIRA, Dalila Andrade. Políticas conservadoras no contexto escolar e autonomia docente. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, e2015335, 2020.
PAIVA, Vanilda. Pesquisa educacional e decisão política. In: WARDE, M. J. (Org.). Novas políticas educacionais: críticas e perspectivas. São Paulo: PUC-SP, 1998, p. 125-138.
PNUD. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Relatório do Desenvolvimento Humano 2019. Nova Iorque: PNUD, 2019.
XIMENES, D.; AGATTE, J.P. A gestão das condicionalidades do Programa Bolsa Família: uma experiência intersetorial e federativa. Inclusão Social, Brasília, v. 5, n. 1, p.11-19, jul./dez. 2011.