Trabalho e formação de professores/as: retrocessos e perdas em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v14i30.1211

Palavras-chave:

Formação de professores. Trabalho docente. Pandemia e educação.

Resumo

Este artigo discute os dados da pesquisa Trabalho docente em tempos de pandemia (Gestrado/UFMG, 2020) e reafirma o movimento de regulação e gerenciamento da formação e atuação dos professores, com ênfase na perda da autonomia e autoria docente e institucional, bem como de um processo de privatização e financeirização com a crise sanitária. Ao mesmo tempo, discorre sobre a formação de professores, ancorada no jogo de forças e interesses divergentes entre duas resoluções (02/2015 e 02/2019). De modo particular, tensiona o lugar das instituições e do professor diante dos processos de implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) durante a pandemia.

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Biografia do Autor

Romilson Martins Siqueira, PUC Goiás

Romilson Martins Siqueira - Professor Adjunto da PUC Goiás. Pós Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFG, sob a supervisão do professor Luiz Fernandes Dourado. Doutor e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UFG. Vice Coordenador do GT07 da ANPED e Diretor Estadual ANPAE Goiás.

 

Luiz Fernandes Dourado, UFG

Luiz Fernandes Dourado - Professor Titular e Emérito na Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pós-doutor, em Paris/França, pela École des Hautes Études en Siences Sociales (EHESS). Diretor da Anpae, Membro do FNPE.

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Publicado

2021-01-20

Como Citar

Siqueira, R. M., & Dourado, L. F. (2021). Trabalho e formação de professores/as: retrocessos e perdas em tempos de pandemia. Retratos Da Escola, 14(30), 842–857. https://doi.org/10.22420/rde.v14i30.1211

Edição

Seção

Trabalho docente em tempos de pandemia