Infancia e vivencias formativas na educação infantil: qual o sentido das avaliações padronizadas nessa etapa educacional?

Autores

  • Bianca Correa CNTE
  • Érika Andrade CNTE

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v5i9.12

Resumo

Neste artigo, sob a forma de um ensaio, discutimos as propostas apresentadas, em 2011, pela Secretaria de Assuntos Estratégicos, órgão vinculado à Presidência da República, especialmente no que se refere à avaliação de crianças de um mês a cinco anos de idade, confrontando-as com a legislação e outras orientações nacionais para a educação infantil em vigor, com o intuito de evidenciar o que estamos entendendo, aqui, como um retrocesso no que se refere aos direitos educacionais para a pequena infância.

Palavras-chave:     Políticas públicas de educação infantil. Avaliação na educação infantil. Legislação educacional brasileira.

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Publicado

2012-04-20

Como Citar

Correa, B., & Andrade, Érika. (2012). Infancia e vivencias formativas na educação infantil: qual o sentido das avaliações padronizadas nessa etapa educacional?. Retratos Da Escola, 5(9), 83–97. https://doi.org/10.22420/rde.v5i9.12