Estranhamentos e homossexualidades: professores homens nos anos iniciais e educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.22420/rde.v15i32.1183Palavras-chave:
Professores Homens. Anos iniciais. Gênero. Estranhamentos. Homossexualidades.Resumo
Que estranhamentos emergem a partir da presença de professores homens nos anos iniciais? É essa questão que irá organizar nossas análises, interessadas nas articulações entre saberes, poderes e seus efeitos nos sujeitos que estão nas escolas e que levam para esse espaço educativo as organizações em torno das relações de gênero. Uma questão foco, resultado de uma pesquisa de mestrado em Educação realizada entre 2010 e 2011. Metodologicamente, trabalhamos com entrevistas com os dois professores homens cisgênero e com observação das aulas. A perspectiva teórico-metodológica que orienta as problematizações são os estudos foucaultianos e pós-estruturalistas. Um dos achados da pesquisa foi fortalecer o aspecto educativo de constituição dos sujeitos que estamos colocando em circulação nas escolas quando definimos espaços distintos para homens e mulheres e como a presença de professores homens nos anos iniciais está atravessada por relações de gênero e sexualidade.
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