Estranhamentos e homossexualidades: professores homens nos anos iniciais e educação infantil

Autores

  • Thomaz Spartacus Martins Fonseca Secretaria municipal de educação de Juiz de Fora, Universidade Federal de Juiz de Fora, http://orcid.org/0000-0002-3826-6483
  • Anderson Ferrari Professor adjunto da Faculdade de educação da UFJF, professor permanente do PPGE/UFJF, coordenador do grupo de estudos e pesquisa em Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidade (GESED) http://orcid.org/0000-0002-5681-0753

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v15i32.1183

Palavras-chave:

Professores Homens. Anos iniciais. Gênero. Estranhamentos. Homossexualidades.

Resumo

Que estranhamentos emergem a partir da presença de professores homens nos anos iniciais? É essa questão que irá organizar nossas análises, interessadas nas articulações entre saberes, poderes e seus efeitos nos sujeitos que estão nas escolas e que levam para esse espaço educativo as organizações em torno das relações de gênero. Uma questão foco, resultado de uma pesquisa de mestrado em Educação realizada entre 2010 e 2011. Metodologicamente, trabalhamos com entrevistas com os dois professores homens cisgênero e com observação das aulas. A perspectiva teórico-metodológica que orienta as problematizações são os estudos foucaultianos e pós-estruturalistas. Um dos achados da pesquisa foi fortalecer o aspecto educativo de constituição dos sujeitos que estamos colocando em circulação nas escolas quando definimos espaços distintos para homens e mulheres e como a presença de professores homens nos anos iniciais está atravessada por relações de gênero e sexualidade.

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Biografia do Autor

Thomaz Spartacus Martins Fonseca, Secretaria municipal de educação de Juiz de Fora, Universidade Federal de Juiz de Fora,

Mestre em educação pela UFJF, doutorando em eudação pela UFJF, membro do GESED/UFJF

Anderson Ferrari, Professor adjunto da Faculdade de educação da UFJF, professor permanente do PPGE/UFJF, coordenador do grupo de estudos e pesquisa em Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidade (GESED)

Doutor em Educação pela Unicamp, pós-doutor em educação e cultura visual pela Universidade de Barcelona/Espanha.

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Publicado

2021-09-24

Como Citar

Fonseca, T. S. M., & Ferrari, A. (2021). Estranhamentos e homossexualidades: professores homens nos anos iniciais e educação infantil. Retratos Da Escola, 15(32), 521–535. https://doi.org/10.22420/rde.v15i32.1183