Paulo Freire: o educador proibido de educar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v14i29.1150

Palavras-chave:

Paulo Freire. Democracia. Escola sem Partido.

Resumo

O artigo objetiva desvelar porque Paulo Freire tornou-se alvo de ataques de setores conservadores que tentaram interditar suas ideias e práticas. Tem-se como questão central: Por que Paulo Freire incomoda? A quem? O que revelam os discursos contra o autor? Por que interditar Paulo Freire? Freire foi interditado por setores conservadores no passado ditatorial, levando-o ao exílio e à desconstrução de suas ideias com o encerramento de programas de alfabetização. Hoje, o movimento Escola Sem Partido (EsP) elegeu Paulo Freire como alvo. As obras freireanas, documentos nacionais e documentos produzidos pelo EsP constituem fontes primárias que ajudam a desvelar o problema. As ofensivas a Paulo Freire expressam o ataque a própria democracia.

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Biografia do Autor

Andréia Nunes Militão, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Professora Adjunta Doutora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul-UEMS, atuando nos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Letras/Espanhol e docente vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Possui Graduação em História (UNESP, 1998), Mestrado em História (UNESP, 2001), Graduação em Pedagogia (União das Faculdades dos Grandes Lagos, 2011) e Doutorado em Educação (UNESP, 2015). Realizou Doutorado Sanduíche na Universidade do Minho sob supervisão do Prof. Dr. Licínio Lima. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores (GEPPEF-UEMS-UFGD). É coordenadora do GT 08 da ANPED/Centro-Oeste e Parecerista Ad Hoc do GT 08 da ANPED. É associada à ANFOPE, ANPAE e CEDES. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas e programas educacionais, formação de professores, Educação Escolar Indígena, Paulo Freire e Educação Básica.

Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi, Programa de Pós-Graduação em Educação da Unoeste

Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1979), mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1992). Foi professor Titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, história da educação, reformas educacionais, formação de professores e educação de adultos. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unoeste.

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Publicado

2020-10-08

Como Citar

Militão, A. N., & Di Giorgi, C. A. G. (2020). Paulo Freire: o educador proibido de educar. Retratos Da Escola, 14(29), 279–299. https://doi.org/10.22420/rde.v14i29.1150

Edição

Seção

Paulo Freire: educação e emancipação