É preciso diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz: Paulo Freire e a Pedagogia da Esperança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v14i29.1138

Palavras-chave:

Paulo Freire. Gestão pública da educação. Teoria e prática freireana.

Resumo

Diante dos retrocessos políticos do Governo Federal eleito em 2018, com os ataques à educação e à cultura, com a desqualificação da vida e da obra de Paulo Freire, no quadro de desmonte dos direitos sociais, torna-se imprescindível atualizar o legado freiriano. O artigo recupera aspectos da coerência entre teoria e prática de Paulo Freire como gestor público, em especial, como secretário de Educação do município de São Paulo (1989-1991), na perspectiva de reacender a esperança da interpelação na história, que sujeitos concretos fazem em realidades também concretas.

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Biografia do Autor

Marineide de Oliveira Gomes, Universidade Católica de Santos/SP

Professora-pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Santos/SP. Pedagogo, mestre e doutora em Educação (FE-USP), com Pós-Doutoramento pela Universidade Católica Portuguesa - Lisboa.

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Publicado

2020-10-08

Como Citar

Gomes, M. de O. (2020). É preciso diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz: Paulo Freire e a Pedagogia da Esperança. Retratos Da Escola, 14(29), 329–339. https://doi.org/10.22420/rde.v14i29.1138

Edição

Seção

Paulo Freire: educação e emancipação