Paulo Freire, Myles Horton e Nicolaj F. S. Grundtvig: educadores dos oprimidos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v14i29.1137

Palavras-chave:

Nikolaj Grundtvig. Paulo Freire. Myles Horton. Educação Popular.

Resumo

Trata-se de um ensaio comparativo entre três educadores cristãos que viveram em períodos e locais diferentes, mas com o mesmo compromisso de emancipação de setores populares. Suas ideias e práticas provocaram reações dos setores dominantes que tentaram impedi-los de educar, mas elas se espalharam e acabaram por impulsionar novas práticas e reflexões no campo da educação popular de jovens e adultos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sergio Haddad, Ação Educativa Universidade Caxias do Sul

Economista e pedagogo, mestrado e doutorado em História e Filosofia da Educação (USP), foi professor visitante da Oxford University. Atualmente é pesquisador da Ação Educativa, Professor do PPGEd da Universidade Caxias do Sul.

Referências

ANDREOLA, Balduino Antonio.; RIBEIRO, Mario Bueno. Andarilho da Esperança: Paulo Freire no Conselho Mundial de Igrejas. São Paulo: Aste, 2005.

DAM, Poul. N.F.S. Grundtvig. Copenhague K: Ministério de Relaciones Exteriores de Dinamarca, 1983.

FREIRE, Ana Maria Araújo. Paulo Freire: uma história de vida. Indaiatuba: Villa das Letras, 2006.

FREIRE, Paulo, Ação cultural para a liberdade e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

FREIRE, Paulo; HORTON, Myles. O caminho de faz caminhando: Conversar sobre educação e mudança social. 6ª ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

GADOTTI, Moacir. Paulo Freire: Uma biobibliografia. São Paulo: Cortez, Instituto Paulo Freire; Brasília: Unesco, 1996.

HADDAD, Sergio. O Educador: um perfil de Paulo Freire. São Paulo: Todavia, 2019.

KORSGAARD, Ove. A foray into Folk High School ideology. Denmark: Association of Folk High Schools in Denmark, 2019.

KNUDSEN, Johannes (ed.) N.F.S. Grundtvig: Selected Writings. Philadelphia: Fortress Press, 1976

LEMME, Paschoal. Memórias 5; estudos de educação e destaques da correspondência. Organizado por Jader de Medeiros Britto. Brasília: INEP, 2000.

WEFFORT, Francisco Correia. Educação e Política. IN: FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

Downloads

Publicado

2020-10-08

Como Citar

Haddad, S. (2020). Paulo Freire, Myles Horton e Nicolaj F. S. Grundtvig: educadores dos oprimidos. Retratos Da Escola, 14(29), 301–313. https://doi.org/10.22420/rde.v14i29.1137

Edição

Seção

Paulo Freire: educação e emancipação