História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na formação inicial de professoras(es) de Pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v15i32.1132

Palavras-chave:

Formação docente. Relações étnico-raciais. Pedagogia Decolonial.

Resumo

O presente estudo objetiva analisar como a História e Cultura Afro-Brasileira e Africana são abordadas no currículo escolar da Educação Básica. Participaram do estudo gestores/as de dezenove escolas da região Oeste de Santa Catarina e, para tanto, utilizou-se como técnica para o levantamento de dados a entrevista. As diferenças étnico-raciais presentes no exercício da docência, por vezes, reforçam os processos coloniais e as relações de poder/saber vigentes. Conclui-se que uma das alternativas de superação é por meio da formação inicial de professores/as, capacitando-os/as/ para atuar na perspectiva da diversidade cultural, ao colocar sob tensão estereótipos e preconceitos étnico-raciais, apontando para a necessidade de pensar em outros paradigmas.

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Biografia do Autor

Alexandre Paulo Loro, Universidade Federal da Fronteira Sul

Pós-doutor pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR), da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), com estágio Sanduíche no Departamento de Educação Física e Esportes da Universidade de Valência - Espanha. Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), com Estágio Sanduíche no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC) - Portugal. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Licenciatura Plena em Educação Física (UFSM). Profissionalmente desempenhou atividades docentes na Educação Básica em escolas privadas e públicas (municipais e estaduais) nos estados do RS e SC (2000-2009). No Ensino Superior atuou como professor e coordenador de Curso - Licenciatura em Educação Física - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Câmpus do Pantanal (2009-2012). Posteriormente, como professor e coordenador de Curso - Licenciatura em Educação Física - Faculdade de Educação - Universidade Federal da Grande Dourados (2012-2013). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal da Fronteira Sul (Campus Chapecó-SC), Curso de Pedagogia; Professor Credenciado como Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH), Curso de Mestrado (Campus Erechim-RS). Membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior - BASis/INEP/MEC e Avaliador do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2019) para a área da Educação Física. Membro de La Red de Antropología de y desde los cuerpos (México). Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Educação Física Escolar. Atua nos seguintes temas: formação de professores; linguagem; lazer; intercultura; corpo e jogos.

Flávia Bezerra de Souza, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Acadêmica do Curso de Pedagogia - UFFS

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Publicado

2021-09-24

Como Citar

Loro, A. P., & de Souza, F. B. (2021). História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na formação inicial de professoras(es) de Pedagogia. Retratos Da Escola, 15(32), 537–549. https://doi.org/10.22420/rde.v15i32.1132