As narrativas de jovens estudantes: travessia, acolhimento, simbolismo

Autores

  • Iduina Mont´Alverne Chaves Universidade Federal Fluminense http://orcid.org/0000-0003-4732-8436
  • Márcio Móri Marques Centro Universitário Carioca - UNICARIOCA
  • Gilmar Oliveira Silva Professor Do Colégio Universitário Geral Reis - COLUNI/UFF

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v14i30.1117

Palavras-chave:

Formação. Pesquisa narrativa. Experiência viva. Simbolismo.

Resumo

O objetivo deste estudo é o de mostrar como a pesquisa narrativa promove o autoconhecimento e a reflexão em estudantes universitários, favorecendo a construção de um ambiente em que as relações docente-discente se estreitem e capturando os sentidos elaborados por eles ao narrar sua vida estudantil. O estudo está ancorado no paradigma da complexidade, de Edgar Morin, nos estudos antropológicos do imaginário, de Gilbert Durand, Hilmann, nas pesquisas de Christine Delory-Momberger, Bruner, Maria da Conceição Passeggi, Chaves, entre outros. A pesquisa narrativa promove o acolhimento e (des)venda o universo simbólico do alunato, auxiliando o saber sobre si e o estabelecimento de relações interpessoais. A pesquisa narrativa abre a possibilidade do diálogo estreito com a experiência viva, com a formação e o desenvolvimento pessoal, conforme se observa neste texto sobre a escuta sensível que se manifesta nas histórias contadas por três estudantes.

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Biografia do Autor

Iduina Mont´Alverne Chaves, Universidade Federal Fluminense

Professora do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal Fluminense - UFF

Márcio Móri Marques, Centro Universitário Carioca - UNICARIOCA

Professor do Centro Universitário Carioca (UNICARIOCA). 

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Publicado

2021-01-20

Como Citar

Chaves, I. M., Marques, M. M., & Silva, G. O. (2021). As narrativas de jovens estudantes: travessia, acolhimento, simbolismo. Retratos Da Escola, 14(30), 877–896. https://doi.org/10.22420/rde.v14i30.1117