Experiência docente com bebês: um olhar a partir da educação física

Autores

  • Daniel Torres Vilarino Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).
  • Anderson Simas Frutuoso Rede Municipal de São José (SC)
  • Juliana de Paula Figueiredo da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).
  • Viviane Preichardt Duek Universidade Do Estado de Santa Catarina - UDESC http://orcid.org/0000-0002-0774-7495

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v14i29.1111

Palavras-chave:

Educação física. Educação infantil. Bebês. Estágio curricular supervisionado. Creche.

Resumo

O artigo apresenta reflexões sobre a docência com bebês no estágio curricular supervisionado em educação física na educação infantil. A experiência indicou a importância da organização do espaço para a promoção da autonomia e segurança dos bebês, bem como do emprego de diferentes linguagens, valorizando as relações do bebê com o meio, com os objetos e com os pares. Conclui-se que a educação física, integrada à proposta da instituição, deve considerar as características, necessidades e interesses dos bebês, a fim de contribuir para a ampliação do repertório motor, cultural e social.

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Biografia do Autor

Daniel Torres Vilarino, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Licenciado em Educação Física pelo Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Anderson Simas Frutuoso, Rede Municipal de São José (SC)

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor de Educação Física – Educação Infantil da Rede Municipal de São José (SC).

Juliana de Paula Figueiredo, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Doutora em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora Colaboradora do Departamento de Educação Física do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Viviane Preichardt Duek, Universidade Do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutora em Educação. Professora Adjunta do Departamento de Educação Física do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

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Publicado

2020-10-08

Como Citar

Torres Vilarino, D., Simas Frutuoso, A., de Paula Figueiredo, J., & Preichardt Duek, V. (2020). Experiência docente com bebês: um olhar a partir da educação física. Retratos Da Escola, 14(29), 527–539. https://doi.org/10.22420/rde.v14i29.1111