Corsário preso: possibilidades e limites para navegar pelo conceito de gênero na Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v14i28.1103

Palavras-chave:

Fórum de Educação Infantil. Formação continuada. Relações de gênero. Filmes para crianças.

Resumo

O texto mergulha no relato de uma educadora integrante do Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil que atua numa cidade do Sul de Minas Gerais. Entrelaçamos sua experiência no planejamento e execução de um encontro com as discussões ético políticas nos processos de formação continuada, para essa primeira etapa da educação básica, com a música Corsário, de Aldir Blanc e João Bosco. Na problematização do relato evidenciamos a falácia da “ideologia de gênero” e o pânico moral. Os subtítulos do texto veiculam as frases da música Corsário que nos instigaram a pensar na importância das resistências, em um momento de tentativas de cerceamento de fazeres e saberes.

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Biografia do Autor

Cláudia Maria Ribeiro, Universidade Federal de Lavras

Professora Titular aposentada do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras - MG. Área de produção de conhecimento: gênero e sexualidade.

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Publicado

2020-07-29

Como Citar

Ribeiro, C. M., & Xavier Filha, C. (2020). Corsário preso: possibilidades e limites para navegar pelo conceito de gênero na Educação Básica. Retratos Da Escola, 14(28), 141–157. https://doi.org/10.22420/rde.v14i28.1103

Edição

Seção

A batalha em torno do gênero: a Educação Básica contra ataca