Cultura escolar e questões em gênero e sexualidade: o delicado equilíbrio entre cumprir, transgredir e resistir

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v14i28.1095

Palavras-chave:

Gênero. Sexualidade. Escola pública. Formação de professores.

Resumo

A atuação docente em questões de gênero e sexualidade na escola pública comporta um conjunto de delicados equilíbrios. Envolve reconhecer que as categorias conceituais que utilizamos para falar desses temas são também categorias de ação política e de regramento moral. O artigo analisa estas questões a partir da etnografia de cenas escolares, e mostra a importância da abordagem de gênero e sexualidade no currículo. Com isso, se posiciona contrário aos movimentos que buscam cercear a liberdade de ensinar e afirmam que tais temas seriam da órbita exclusiva da família e das religiões na formação dos jovens.

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Biografia do Autor

Fernando Seffner, UFRGS Faculdade de Educação

Pesquisador e docente na área dos estudos em Gênero, Sexualidade e Educação, e na área de Ensino de História

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Publicado

2020-07-29

Como Citar

Seffner, F. (2020). Cultura escolar e questões em gênero e sexualidade: o delicado equilíbrio entre cumprir, transgredir e resistir. Retratos Da Escola, 14(28), 75–90. https://doi.org/10.22420/rde.v14i28.1095

Edição

Seção

A batalha em torno do gênero: a Educação Básica contra ataca