O conceito de áreas de conhecimento no Novo Ensino Médio

Autores

  • Sandra Regina Mendes Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus XVIII)

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v14i29.1077

Palavras-chave:

Ensino médio. Reforma do ensimo médio. Áreas de conhecimento. Legislação educacional. Currículo.

Resumo

As áreas de conhecimento já figuram no currículo do ensino médio desde as Diretrizes Curriculares, em 1998. Assim, o que de fato é novo em relação as áreas de conhecimento no “novo” ensino médio? Busca-se discutir conceitualmente essa questão, além dos seus objetivos e dimensões teóricas. A metodologia se centra na análise dos documentos oficiais que consubstanciam a reforma, fundamentada nos debates acerca das dimensões de poder que delineiam as políticas educacionais. Concluiu-se que a legislação não oferece bases conceituais, possibilitando desdobramentos equivocados na implementação do currículo.

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Biografia do Autor

Sandra Regina Mendes, Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus XVIII)

Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus XVIII), vinculada ao colegiado de História, onde ministra componentes na área de formação docente e ensino de História. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

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Publicado

2020-10-08

Como Citar

Mendes, S. R. (2020). O conceito de áreas de conhecimento no Novo Ensino Médio. Retratos Da Escola, 14(29), 479–490. https://doi.org/10.22420/rde.v14i29.1077