Política de avaliação da educação básica: estudos sobre os indicadores da região Nordeste

Autores

  • Maria Helena Augusto FAE/UFMG
  • Tiago Antônio da Silva Jorge FAE/UFMG

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v14i29.1049

Palavras-chave:

Avaliação da educação básica. Indicadores educacionais. Desigualdade social.

Resumo

O artigo apresenta informações sobre política educacional, em especial a praticada na Região Nordeste, associada às avaliações em larga escala, bem como a análise das consequências das medidas interventoras sobre os resultados escolares, a partir do Ideb 2017, do Pisa 2015 e de estudos sobre os sistemas educacionais dos nove estados que integram a Região, realizados por pesquisadores em políticas públicas. Pela análise dos indicadores (resultados escolares) e estudo dos sistemas educacionais dos estados apresenta dados sobre a desigualdade educacional, em relação às demais regiões do país, bem como entre os próprios estados do Nordeste.

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Biografia do Autor

Maria Helena Augusto, FAE/UFMG

Dra em Educação pela FAE UFMG

Pesquisadora do Gestrado UFMG

Tiago Antônio da Silva Jorge, FAE/UFMG

DR em Educação

FAE/UFMG

PROFESSOR DAE/FAE/UFMG

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Publicado

2020-10-08

Como Citar

Augusto, M. H., & Jorge, T. A. da S. (2020). Política de avaliação da educação básica: estudos sobre os indicadores da região Nordeste. Retratos Da Escola, 14(29), 443–462. https://doi.org/10.22420/rde.v14i29.1049