Pressões externas na educação básica: dissensos e gestão

Autores

  • Maria Abadia da Silva cnte

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v3i4.104

Resumo

O presente artigo abre um panorama histórico-reflexivo sobre as diferentes tendências administrativas incorporadas à escola pública brasileira. O estudo aponta as condicionalidades que estruturaram o sistema administrativo escolar, tais como: a instituição do modelo português, a adoção republicana por uma administração científica e tecnocrática e a imposição, mais recente, do Banco Mundial por políticas e ações que modificam o funcionamento, o financiamento e a gestão visando instituir os princípios de eficiência, produtividade, competitividade e racionalidade da educação básica.

Palavras-chave: Administração da educação escolar básica. Banco Mundial. Gestão da educação escolar. Escola pública.

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Publicado

2012-05-06

Como Citar

da Silva, M. A. (2012). Pressões externas na educação básica: dissensos e gestão. Retratos Da Escola, 3(4). https://doi.org/10.22420/rde.v3i4.104