Religião, moral e civismo em curso: a marcha da socialização política

Autores

  • Luiz Antônio Cunha UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v13i27.1031

Palavras-chave:

Políticas educacionais. Socialização política. Ensino religioso. Educação moral e cívica. Escolas cívico-militares

Resumo

 O artigo analisa os projetos de socialização política no Brasil atual: a regeneração moral via especialização curricular e a militarização escolar para o controle social. Em contraste com a sintonia oscilante prevalecente na relação entre o ensino religioso nas escolas públicas e a educação moral e cívica nas públicas e nas privadas, nas décadas precedentes, o autor prevê uma dessintonia conflitante nos domínios da pedagogia e da gestão dos sistemas escolares.

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Biografia do Autor

Luiz Antônio Cunha, UFRJ

Sociólogo e Mestre em Planejamento Educacional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Doutor em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Exerceu magistério na PUC-Rio, na FGV, na Unicamp, na UFF e na UFRJ.

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Publicado

2020-01-09

Como Citar

Cunha, L. A. (2020). Religião, moral e civismo em curso: a marcha da socialização política. Retratos Da Escola, 13(27), 637–654. https://doi.org/10.22420/rde.v13i27.1031

Edição

Seção

Ataques à Educação: um balanço de perdas e danos