Paschoal Lemme: os povos do campo como sujeitos de uma educação democrática
DOI:
https://doi.org/10.22420/rde.v14i28.1000Palavras-chave:
Educação e democracia. Educação de jovens e adultos. Educação do campo.Resumo
Este estudo bibliográfico é sobre o pensamento de um dos mais importantes intelectuais da educação no Brasil, Paschoal Lemme (1904-1997), evidenciando a relevância e a atualidade de suas contribuições teóricas, em especial, as que se referem à educação das populações rurais do Brasil. Apresenta informações sobre a trajetória do autor, buscando contextualizar a formulação de suas reflexões no que se refere à educação e também à relação com a sociedade e com a democracia. Aborda algumas de suas relevantes contribuições aos processos educativos no campo, buscando fazer aproximações com contextos mais atuais que envolvem a defesa da democratização da escola pública e democrática para a população rural.
Downloads
Referências
CALDART, Roseli Salete. Elementos para construção do projeto político e pedagógico da educação do campo. Trabalho Necessário, Niterói, ano 2, n. 2, p. 1-16, 2004.
FURTADO, Eliane Dayse Pontes. Estudo sobre a população rural no Brasil. In: FAO/UNESCO/DGCS-Itália/CIDE-REDUC. (Org.). Educación para la población rural en Brasil, Chile, Colômbia, Honduras, México Paraguay y Perú. Santiago: FAO, 2004, v. 1, p. 45-93.
OLIVEIRA, Edna Castro de; FILHO, Custódio Jovêncio Barbosa. Educação de Jovens e Adultos e Educação do Campo: políticas públicas e os sentidos do direito à educação. Inter-Ação, Goiânia, v. 36, n. 2, p. 413-431, jul./dez., 2011.
LEMME, Paschoal. A educação na U.R.S.S. – 1953. Rio de Janeiro, Editorial Vitória, 1955.
LEMME, Paschoal. A educação brasileira num momento crítico. Revista Brasiliense, São Paulo, n. 25, p. 95-109, set./out. 1959.
LEMME, Paschoal. Problemas brasileiros de educação. Rio de Janeiro: Ed. Vitória Limitada, 1959.
LEMME, Paschoal. Educação Democrática e Progressista. São Paulo: Editorial Pluma Ltda. 1961.
LEMME, Paschoal. Memórias de um educador. Estudos de educação e perfis de educadores. Volume 3. Brasília: Ministério da Educação, 2004.
LEMME, Paschoal. Memórias de um educador. Estudos de educação, participação em conferências e congressos, documentos. Volume 4. Brasília: Ministério da Educação, 2004.
VIEIRA, Carlos Eduardo. Intelligentsia e intelectuais: sentidos, conceitos e possibilidades para a história intelectual. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 16, p. 64-85, jan./abr. 2008.